A transfusão de hemácias é procedimento que apresenta ris...

A transfusão de hemácias é procedimento que apresenta riscos, imediatos ou tardios, para o receptor. A respeito da triagem do sangue ou componentes a serem transfundidos, que deve ser extremamente rigorosa, tanto para a compatibilidade entre o doador e o receptor como para a presença de agentes infecciosos, julgue os itens que se seguem.

Todos os ensaios realizados com o sangue do doador devem ser validados utilizando controles de qualidade internos e externos. Os laboratórios de referência estaduais (LACEN) são responsáveis pelo controle de qualidade analítico da rede estadual.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na auditoria da assistência ambulatorial, o documento utilizado pelo enfermeiro auditor para avaliar a compatibilidade entre a capacidade operacional e a programação físico-orçamentária da unidade, o nível de hierarquia e os serviços prestados, chamase:

Resolva a questão aqui ›


Questão de Ciência da Computação

No processo de estudo do ambiente corrente da Análise Estruturada, NÃO faz parte do "check list" de tarefas:

Resolva a questão aqui ›


Homem de 78 anos, com antecedentes de HAS, em tratamento irregular, refere quedas frequentes, sem perda da consciência há 6 meses, acompanhadas de perda da memória recente e períodos de confusão mental. Há 1 semana os sintomas e sinais se intensificaram e começou a apresentar incontinência urinária. Ao exame físico apresenta-se em REG, hidratado, eupneico, afebril, PA: 140 x 86, frequência cardíaca: 70 bpm, confuso, desorientado, sem sinais de localização neurológica e de irritação meníngea, sem edemas. Exames bioquímicos normais, análise do líquido cefalorraquídeo normal e tomografia de crânio mostrando sinais de atrofia cerebral acentuada e dilatação dos ventrículos. Qual é o diagnóstico provável?

Resolva a questão aqui ›