Em relação ao controle judicial da administração pública,...

Em relação ao controle judicial da administração pública, assinale a opção correta.

  • A.

    O mandado de segurança é o instrumento adequado para determinar à administração a retificação de dados.

  • B.

    Não há decadência para a impetração de mandado de segurança contra ato omissivo.

  • C.

    A ação civil pública não se presta ao controle de atos lesivos ao meio ambiente.

  • D.

    O condenado por improbidade administrativa à perda de direitos políticos, transitada em julgado, não pode, enquanto perdurarem os efeitos da decisão judicial, propor ação popular.

  • E.

    O mandado de injunção não é instrumento adequado à determinação de edição de portaria por órgão da administração direta.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética a respeito dos crimes contra o patrimônio e a administração pública, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um indivíduo, mediante violência e grave ameaça exercida com o emprego de um revólver municiado, exigiu que a vítima preenchesse e assinasse um cheque no valor de R$ 4 mil, entregando-o posteriormente para ser sacado no banco. Nessa situação, o indivíduo praticou um crime de roubo, com a causa de aumento de pena devido ao emprego de arma.

Resolva a questão aqui ›


As diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação são traçadas por meio da norma ISO/IEC 27005. Com base nessa norma, julgue os seguintes itens. O tratamento de risco geralmente aumenta as despesas organizacionais. As opções para o tratamento do risco não podem ser usadas em conjunto.

Resolva a questão aqui ›


Ao catalogar um documento usando a AACR2, o bibliotecário deve, primeiramente,

Resolva a questão aqui ›