O pediatra deve ser um médico especializado no atendiment...

O pediatra deve ser um médico especializado no atendimento geral à criança. Sua formação deve abranger conhecimento sobre os mais diversos espectros da saúde, das doenças mais prevalentes e daquelas situações que, embora não tão freqüentes, já começam a assumir um certo destaque - por conta da melhoria da qualidade de vida das famílias e da redução das doenças mais prevalentes (doenças infecto-contagiosas imunopreveníveis, diarréia, pneumonia e desnutrição) - tais como as doenças crônico-degenerativas (endocrinopatias, reumatopatias, cardiopatias, gastroenteropatias, entre outras subespecialidades). Por isso, o pediatra deve estar preparado a dar o atendimento primário e, eventualmente, encaminhar para o subespecialista pediátrico. Nesse contexto, julgue os próximos itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um escolar de 5 anos de idade, durante uma brincadeira, chocou-se com outra criança pela região frontal, sem a perda dos sentidos. O exame local mostrou uma tumoração local dolorosa e a criança depois de meia hora passou a apresentar vômitos repetidos e cefaléia. A mãe procurou a emergência do hospital preocupada com a ocorrência de traumatismo intracraniano. O exame clínico não mostrava sinais focais e o exame neurológico era normal.

Nessa situação, é correto recomendar fazer uma tomografia computorizada do crânio de urgência e internar a criança durante 24 horas para observação.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis