Questão Q236077
2010 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério Público da União (MPU)
Prova: Concurso Ministério Público da União (MPU) - Analista de Saúde Área Pediatria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2010 Ministério Público da União (MPU)

Uma criança de 18 meses de idade recebeu diagnóstico de p...

Uma criança de 18 meses de idade recebeu diagnóstico de pneumonia pela oitava vez. Nasceu com baixo-peso, não fez teste de triagem para erros inatos do metabolismo e cumpriu todas as vacinas do calendário básico. Foi amamentada exclusivamente ao seio materno durante 3 meses, ocorrendo o desmame aos 5 meses de idade. O primeiro episódio de pneumonia ocorreu aos seis meses de idade e em todas as ocasiões a criança foi hospitalizada, devido à gravidade do quadro clínico. Em todas essas ocasiões recebeu antibioticoterapia por via endovenosa. A mãe não relatou outras queixas. No exame físico, foi observada dificuldade respiratória e deficit ponderoestatural. Uma radiografia do tórax mostrou infiltrado peri-hilar bilateral e condensação na base direita. A dosagem de duas amostras de cloro no suor foi de 95 mmol/L.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

O tratamento de eleição para a pneumonia é a associação de oxacilina, amicacina e ceftazidima, a fim de cobrir os dois agentes etiológicos mais frequentes, o Stafilococcus aureus e a Pseudomonas aeruginosa.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...