Uma menina de doze anos de idade foi levada pela mãe a co...

Uma menina de doze anos de idade foi levada pela mãe a consulta ambulatorial por apresentar aumento da tireoide, notado havia três meses. A mãe e a menina relataram odinofagia e negaram sinais ou sintomas de hiper ou hipotiroidismo. Referiram, ainda, menarca havia quatro meses. O exame físico mostrou bócio de 2+/4, de consistência parenquimatosa, não doloroso, móvel. Exames laboratoriais apresentaram os seguintes valores: TSH = 9 mU/mL (valor normal de 0,6 a 6) e T4 livre = 1,5 ng/dL (valor normal de 0,7 a 1,8). O estágio puberal da menina é M4P4.

 Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.

Está indicado, nesse caso, o início do tratamento com levotiroxina.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às informações e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo para a correção gramatical do texto nem para seu sentido original, o trecho “a Defensoria Pública fez intervenção judicial” poderia ser reescrito da seguinte forma: a Defensoria Pública interviu judicialmente.

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos métodos numéricos, largamente empregados em engenharia, julgue os itens a seguir.

No método de diferenças finitas para a solução de problemas de transferência de calor, o erro de truncamento é proporcional ao espaçamento dos nós da malha e à magnitude do passo de tempo.

Resolva a questão aqui ›


No sentido de introduzir a iniciativa privada no mercado de energia elétrica, a fim de estabelecer maior competitividade na geração, o setor elétrico vem sofrendo algumas reformas, tais como:

I - a desverticalização das empresas geradoras existentes;

II - a introdução das geradoras térmicas;

III - a adoção de uma cota específica de geração térmica adequada à confiabilidade energética.

Dentre os itens acima, aquele(s) que contribui(em) para o estabelecimento dessa competitividade no setor elétrico é (são) apenas:

Resolva a questão aqui ›