A situação em que o agente público pratica ato visando a...

A situação em que o agente público pratica ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência, caracteriza, nos termos da definição legal, o vício dito:

  • A.

    Vício de forma.

  • B.

    Ilegalidade do objeto.

  • C.

    Desvio de finalidade.

  • D.

    Incompetência.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que determinado órgão público movimentou do seu acervo cerca de 40 móveis, entre os quais cadeiras, poltronas, mesas e arquivos, para uma autarquia federal recém-criada. Acerca dessa situação e da gestão de patrimônio, julgue os itens subseqüentes.

Na situação considerada, ocorreu a movimentação denominada transferência.

Resolva a questão aqui ›


A Lei nº 11.941/2009 introduziu alterações no texto da Lei no 6.404/76, principalmente adaptando os padrões contábeis brasileiros aos padrões internacionais dispostos pelos IFRS - International Financial Reporting Standards. Uma das alterações importantes foi a definição dos grupos que compõem ativo e passivo, que passaram a ser os seguintes:

Resolva a questão aqui ›


Acerca da terminologia e da classificação utilizadas na contabilidade de custos, julgue os itens a seguir. Uma instituição financeira, em razão da ausência de estoques, deve adotar, na contabilidade de custos, termos e conceitos substancialmente diferentes daqueles utilizados pelas indústrias.

Resolva a questão aqui ›