Um pesquisador, vinculado a uma instituição hospitalar un...

Um pesquisador, vinculado a uma instituição hospitalar universitária, após ter obtido resultados favoráveis de um estudo clínico em animais relativo aos efeitos de um novo medicamento e ter seguido os protocolos do desenho metodológico de natureza científica e dos princípios éticos que regulamentam a pesquisa em animais, decidiu fazer um ensaio clínico para avaliar o regime de quimioterapia desse medicamento em pacientes com câncer. Ele elegeu como sujeitos da pesquisa pacientes aos quais prestava atendimento médico nesse hospital universitário e que tinham, por seu baixo poder aquisitivo, dificuldade de acesso a serviços de saúde. O pesquisador selecionou, entre esses sujeitos, pacientes para caso-controle e comunicou ao grupo, com o conhecimento da equipe de saúde local, a introdução desse medicamento no regime terapêutico.

Considerando a situação e as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes, que versam acerca dos princípios éticos e dos atos regulatórios envolvidos na realização de pesquisas em seres humanos.

O pesquisador deve informar ao paciente os procedimentos adequados para que possa dar seu consentimento, de modo a garantir que sua participação no estudo seja voluntária. O paciente deve saber que sua recusa em participar da pesquisa não comprometerá seu atendimento e que ele poderá se retirar dela em qualquer etapa do estudo.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis