Uma mulher de 42 anos de idade tinha diagnóstico de trans...

Uma mulher de 42 anos de idade tinha diagnóstico de transtorno bipolar I e transtorno de pânico. Seus sintomas estavam controlados com uso da carbamazepina 800 mg/dia e alprazolam 4 mg/dia. Um de seus hemogramas revelou leucopenia. Após discutirem riscos e benefícios, ela e seu psiquiatra decidiram suspender a carbamazepina e iniciar tratamento com lítio 900 mg/dia, que foi bem tolerado no início do tratamento. No entanto, três semanas depois, ela apresentou sedação significativa, que interferiu em suas atividades diárias.

A partir da situação hipotética apresentada e com relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens a seguir.

As reações adversas mais comuns relatadas por pacientes tratados com alprazolam para a ansiedade são sedação, sonolência, tontura e vertigem. As reações adversas menos comuns relacionadas ao aparelho digestivo são boca seca, obstipação, diarréia, náuseas/vômitos e salivação aumentada.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da avaliação audiológica infantil, julgue os itens que se seguem.

A timpanometria de 226 Hz não é um teste efetivo para detectar patologia de orelha média em recém-nascidos.

Resolva a questão aqui ›


Pedro, natural de Colatina, é funcionário público, exercendo as funções de arquivista de um Tribunal da cidade de Vitória, sendo que reside na cidade de São Mateus. Sua esposa e filhos moram em Linhares. Todos os seus bens estão localizados em Guarapari. Considera-se domicílio necessário de Pedro, para os efeitos legais, a cidade de

Resolva a questão aqui ›


No tocante à programação, à execução e ao controle das despesas públicas, julgue os itens a seguir. Conforme se verifica nas leis orçamentárias anuais do estado do Espírito Santo de 2007 a 2009, a programação de trabalho da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (CETURB—GV) encontra-se nelas discriminada exclusivamente no orçamento de investimento, constando do orçamento fiscal somente a participação do estado no capital da CETURB—GV na categoria de outras transferências.

Resolva a questão aqui ›