Considerando o processo de desenvolvimento e seu estudo,...

Considerando o processo de desenvolvimento e seu estudo, observe as afirmações abaixo.

I. Para Vygotsky, o desenvolvimento da linguagem se caracteriza pela passagem da fala exterior para a fala egocêntrica e, posteriormente, para a fala interior. Nesta última, temos o momento em que o discurso, adquirindo uma função planejadora, serve ao pensamento, ou seja, permite ir além da experiência imediata e elaborar uma ação futura.

II. Uma criança diz: "Porque estou muito triste, mamãe atrasou". Considerando o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, diríamos que ela, não tendo adquirido a permanência de objeto e estando no pré-operatório, mostra um pensamento egocêntrico, o qual, dentre outras coisas, se caracteriza pela impossibilidade do sujeito de se colocar no lugar do outro.

III. Erickson focaliza o desenvolvimento, enquanto um processo de constituição da identidade, segundo uma sucessão de estágios psicossociais. Em relação ao adolescente, o conflito central está no binômio identidade versus confusão de papéis, o qual, dentre outras características, mostra a integração no self daquilo que o adolescente gostaria de ser e fazer no desempenho do seu papel sexual.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis