21 Q852135
História História Geral
Ano: 2012
Banca: INEP


Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:

22 Q852133
História História do Brasil
Ano: 2012
Banca: INEP


O viajante francês, ao descrever suas impressões sobre uma festa ocorrida em Salvador, em 1717, demonstra dificuldade em entendê-la, porque, como outras manifestações religiosas do período colonial, ela

23 Q852130
História História do Brasil
Ano: 2012
Banca: INEP


A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da

24 Q852124
História História Geral
Ano: 2012
Banca: INEP


O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e

25 Q852123
História História do Brasil
Ano: 2012
Banca: INEP


Nesse documento oficial, à época do Estado Novo (1937-1945), é apresentada uma concepção de organização sindical que

26 Q849856
História História Geral
Ano: 2012
Banca: INEP

Em 1937, Guernica, na Espanha, foi bombardeada sob o comando da força aérea da Alemanha nazista, que apoiou os franquistas durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).



A pintura-mural de Picasso e a fotografia retratam os efeitos do bombardeio, ressaltando, respectivamente:

27 Q849855
História História do Brasil República Autoritária : 1964- 1984
Ano: 2012
Banca: INEP


Os aparelhos televisores se multiplicam nas residências do Brasil a partir da década de 1960. A partir da charge, os programas televisivos eram controlados para atender interesses dos

28 Q849854
História História Geral
Ano: 2012
Banca: INEP

A primeira produção cinematográfica de propaganda nitidamente antissemita foi Os Rotschilds (1940), de Erich Waschneck. Ambientado na Europa conturbada pelas guerras napoleônicas, o filme mostrava como essa importante família de banqueiros judeus beneficiou-se das discórdias entre as nações europeias, acumulando fortuna à custa da guerra, do sofrimento e da morte de milhões de pessoas. O judeu é retratado como uma criatura perigosa, de mãos aduncas, rosto encarniçado e olhar sádico e maléfico.

PEREIRA, W. Cinema e genocídio judaico: dimensões da memória audiovisual do nazismo e do holocausto. In; Educando para a cidadania e a dem ocracia. 6ª Jornada Interdisciplinar. Rio de Janeiro: SME; UERJ, jun. 2008 (fragmento).

...
29 Q849853
História História do Brasil República Autoritária : 1964- 1984
Ano: 2012
Banca: INEP

"É para abrir mesmo e quem quiser que eu não abra eu prendo e arrebento."

Frase pronunciada pelo presidente João Baptista Figueiredo. Apud RIBEIRO, D. Aos trancos e barrancos e o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.


A frase do último presidente do regime militar indicava a ambiguidade da transição política no país. Neste contexto, houve resistências internas ao processo de distensão planejado pela alta cúpula militar, que se manifestaram com

30 Q849851
História História Geral
Ano: 2012
Banca: INEP

W ATTERSON, B. Calvin e Haroldo: O Progresso Científico deu “Tilt”. São Paulo: Best News, 1991.


De acordo com algumas teorias políticas, a formação do Estado é explicada pela renúncia que os indivíduos fazem de sua liberdade natural quando, em troca da garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do exercício da força. O conjunto dessas teorias é denominado de