Um princípio fundamental que se baseia na Constituição Federal e que norteia as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil é o da
O controle social é um dos mais importantes aspectos no funcionamento do SUS. Os instrumentos legais que garantem a existência desse controle incluem
I os conselhos de saúde.
II as conferências de saúde.
III as sociedades médico-científicas.
IV os gestores de hospitais públicos.
Estão certos apenas os itens
Assinale a opção que apresenta doença diretamente relacionada com condições inadequadas de tratamento de água e esgoto.
Os resíduos sólidos (lixo), quando não recebem cuidados adequados, relacionam-se com várias doenças. Assinale a opção que contém uma dessas moléstias.
O objetivo principal da vigilância epidemiológica é
Assinale a opção que apresenta definição correta para epidemia.
A febre amarela urbana é uma doença grave, causada por vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, a ação mais eficaz para a prevenção dessa doença é o(a)
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma das mais relevantes ações de saúde coletiva no Brasil e serve de exemplo para vários outros países. As doenças que podem ser prevenidas mediante o PNI incluem a
A eliminação de hábitos como o tabagismo e o etilismo, a redução na ingestão de sal e gorduras na dieta, a manutenção de peso corporal ideal e a prática regular de atividade física são medidas importantes para prevenir doenças como
I a tuberculose pulmonar.
II a hipertensão arterial.
III o acidente vascular cerebral.
IV o câncer ginecológico.
Estão certos apenas os itens.
Sobre Sistemas de Esgotamento Sanitário, considere as afirmativas abaixo.
I. As construções de estações elevatórias de esgotos sanitários devem ser entendidas como instalações opcionais nos sistemas de esgotamento de uma localidade, pois deve-se levar em conta os custos de desapropriação de áreas em relação ao benefício de possibilitar o retorno de uma água livre de dejetos aos cursos e corpos d'água.
II. Com a construção do sistema de esgotos sanitários em uma comunidade, procura-se: realizar a coleta dos esgotos, individual ou coletiva, afastamento rápido e seguro dos esgotos, através de fossas ou sistemas de redes coletoras, tratamento e disposição sanitariamente adequada dos esgotos tratados.
III. Por rede básica compreende-s...