Em relação ao envio de notificações compulsórias de doenças, está correto afirmar:
Acerca da análise e gerenciamento de riscos, julgue os itens a seguir a marque a alternativa correta.
I. Os processos decisórios sobre riscos devem ser realizados tendo-se por base as predições técnico-científicas
II. Risco sanitário é a propriedade de atividade, serviço ou substância de produzir efeitos nocivos ou prejudiciais á saúde humana.
III. As abordagens integradas e participativas para avaliação e o gerenciamento de riscos á saúde devem permitir que novas práticas científicas sejam desenvolvidas para promoção e a proteção da saúde, na perspectiva de um mundo mais saudável e sustentável.
Julgue os próximos itens, que se referem à legislação sanitária.
Conforme os conceitos estabelecidos na Lei n.º 5.991/1973, farmácia é um estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais, não abrangendo a manipulação de fórmulas e produtos.
O Pacto em Defesa da Vida insere compromissos inter-gestores inovadores. Qual a única alternativa falsa em relação a esse Pacto?
O Pacto da Saúde tem vários eixos estruturadores. Assinale a alternativa incorreta.
A PNH (Política Nacional de Humanização) propõe como um dos instrumentos de humanização do atendimento nos serviços, o acolhimento com critério de risco. Quanto a esta proposta podemos afirmar:
I- Trata-se de proposta para identificar e atender primeiro aqueles que estão correndo risco de morte e só deve ser aplicada nos pronto socorros.
II- Não deve ser aplicada em Unidade Básica de Saúde, pois nestes serviços todas as consultas são agendadas e não há necessidade de identificar risco.
III- Leva em conta além do risco biológico, o risco social identificando a vulnerabilidade do indivíduo e deve ser aplicado em qualquer serviço de saúde.
IV- Reconhece que em uma Unidade Básica de Saúde o...
Com relação aos princípios, diretrizes e regulamentos que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.
A direção do SUS é exercida pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Julgue os itens seguintes, em relação aos cinco níveis de prevenção de doenças: promoção da saúde; proteção específica; diagnóstico e tratamento precoce; limitação do dano; reabilitação.
As ações de reabilitação contribuem para que o indivíduo leve uma vida útil e produtiva, o que favorece a sua reintegração na família, no trabalho e na sociedade.
Julgue os itens seguintes, em relação aos cinco níveis de prevenção de doenças: promoção da saúde; proteção específica; diagnóstico e tratamento precoce; limitação do dano; reabilitação.
O exame de prevenção do câncer de colo uterino é um exemplo de medida do terceiro nível de prevenção de doenças (diagnóstico e tratamento precoce).
Acerca dos princípios e das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.
Os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS obedecem exclusivamente aos princípios da administração privada.