O Código de Trânsito Brasileiro determina procedimentos relacionados à situação de ultrapassagem de veículos. Todo condutor deverá certificar-se, primeiro, de que nenhum outro condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo. Em segundo lugar, de que quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar outro veículo. E, em terceiro lugar, verificar que a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário. Esses procedimentos devem ser adotados:
O respeito ao meio ambiente e o convívio social no trânsito são exercício de cidadania. Um dos aspectos relacionados ao meio ambiente é a poluição. Uma das atitudes que contribuem para a poluição das vias públicas é:
A atitude primordial de quem presta o primeiro socorro é:
As luzes do pisca-alerta deverão ser utilizadas pelo condutor de veículo nas seguintes situações:
I - em imobilizações.
II - em situações de emergência.
III - quando a regulamentação da via assim determinar.
IV - durante a noite, em circulação.
Estão CORRETAS as situações:
"É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestre".
-Com base no exposto acima (art. 68), assinale a alternativa INCORRETA:
Dadas as afirmativas abaixo, considerando que o uso de luzes em veículos é regulamentado sob determinações, assinale a alternativa correta:
25.1 - Durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;
25.2 - Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;
25.3 - O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública;
25.4 - O condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.
"Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente". Para isso devem ser observadas as seguintes disposições, EXCETO:
Leia as afirmativas abaixo e marque a opção verdadeira com relação aos condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores, quando estes circulam nas vias:
29.1 - devem utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores;
29.2 - usar vestuários de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN;
29.3 - segurando o guidom com as duas mãos.
Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
As ultrapassagens geram riscos aos integrantes do veículo e do trânsito, logo deverá ser feita com a maior segurança possível. São manobras adequadas, EXCETO: