Entre 1970 e 1980, a Arqueologia Brasileira foi alavancada por grandes projetos acadêmicos de cunho regional, cuja principal característica foi a produção dos primeiros trabalhos em nível de mestrado e doutorado. Todavia, a partir dos anos 1990, este cenário mudou drasticamente com o surgimento e a consolidação de uma nova modalidade de Arqueologia – Arqueologia de projeto, Arque ologia de contrato ou Arqueologia por contrato de prestação de serviços –, vinculada ao licenciamento ambiental. A respeito do novo cenário pode-se afirmar que

Embora circunscrito a uma única região – a bacia do rio Paranapanema –, as idéias acima procuram harmonizar linhas de pensamento bastante diferentes, reinterpretando uma arqueologia originalmente produzida por arqueólogos da primeira geração, marcados por forte influência estrangeira.
Em relação a estas afirmações pode-se dizer que:
I. Como nenhuma outra região, a bacia do Paranapanema representou a dualidade da influência estrangeira na Arqueologia Brasileira, entre os anos 1960 e 1970: na margem esquerda, a arqueologia foi construída segundo os cânones do casal Evans; na margem direita, de acordo com os preceitos do cas...
Considere as informações abaixo.
• Guardam importante acervo de arte rupestre e outros tipos de registros arqueológicos;
• são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) ou há o reconhe-cimento como patrimônio da humanidade;
• em ambos os locais há importantes programas educacionais, de extroversão e de inclusão social;
• embora estudados por arqueólogos da nova geração, há nomes importantes da arqueologia nacional definitivamente ligados a eles;
• menos o primeiro e mais o segundo, padecem da carência dos recursos necessários para a sua manutenção.
Esse conjunto de informações se refere
São arqueólogos brasileiros, pioneiros da primeira geração da arqueologia acadêmica no Brasil:
Embora relativamente recente em termos acadêmicos (ensino e pesquisa), os maiores museus brasileiros sempre tiveram ações voltadas ao colecionismo de materiais arqueológicos. Dentre esses museus, se destacam:
A influência estrangeira, principalmente norte-americana e francesa, foi marcante nas décadas de 1950 e 1960. Destacaram-se neste quadro, com presença efetiva:
A Arqueologia Brasileira, produto da influência inicial de pelo menos duas correntes de pensamento técnicocientífico, consolidou-se em moldes acadêmicos no ano de
A Arqueologia da Arquitetura é um campo interdisciplinar que lida com a edificação, identificando as amplas possibilidades de estudo do construído, no sentido lato. Dentre seus focos estão as questões sociais, a leitura de elementos arquitetônicos como indicadores do desenvolvimento técnico ou a compreensão da paisagem cultural em processo. A partir desta idéia, considere os textos abaixo.

A Arqueologia da Arquitetura de Steadman e de Zarankin tem forte influência da
Sobre as correntes teóricas da arqueologia pode-se afirmar que:
I. O modelo histórico-cultural parte do pressuposto que a cultura é homogênea e que as tradições passam de geração para geração; seu principal expoente foi Bruce G. Trigger.
II. A Arqueologia processual desponta nos anos 1960, com o lema a arqueologia é antropologia ou não é nada; um de seus grandes expoentes é Lewis Binford.
III. A Arqueologia pós-processual introduziu a dimensão política neste campo de conhecimento; dentre seus expoentes se destacam Michael Shanks e Christopher Tilley.
IV. Ian Hodder ressaltou que há uma dimensão simbólica na cultura que não pode ser ignorada pela Arqueologia; isto é um dos elementos ...
A arqueometria é um campo do conhecimento que lida com datações de materiais arqueológicos, dentre outros aspectos da relação entre a arqueologia e as ciências físico-químicas. Restos de fauna utilizados na alimentação das populações do passado podem ser datados por