756281 Q400251
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito dos materiais betuminosos, julgue os itens que se seguem.

Entende-se por estabilidade Marshall a resistência máxima à compressão axial apresentada pelo corpo de prova de material betuminoso, quando moldado e ensaiado de acordo com procedimento estabelecido em norma específica.

756282 Q400250
Língua Portuguesa
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC)

Considerando que todas as vírgulas destacadas nos enunciados abaixo têm um ponto em comum, assinale a alternativa correta:

I. Esta justiça da cidadania [,] é preventiva e extrajudicial, visando fazer o Poder Judiciário presente em todos os municípios do Estado, em parceria com a União, Estado, Prefeituras, Ministério Público, OAB e instituições de ensino.

II. Ser contra a instalação das Casas da Cidadania [,] é revogar a posição pelo acesso dos necessitados à Justiça; é, enfim, revogar a própria cidadania.

III. Esta noite o presidente Luiz Inácio Lula da Silva [,] deve fazer um pronunciamento no Congresso.

IV. Eventuais saldos devedores decorrentes desses reajustes [,] serão coberto...

756283 Q400249
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os próximos itens, relativos à determinação de propriedades relevantes de solos para obras rodoviárias.

O método para a realização do ensaio de índice suporte Califórnia, padronizado pelo DNER (atual DNIT) fornece também informações acerca da capacidade de expansão do solo.

756284 Q400248
Língua Portuguesa
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS (TJ - RS)

Considere a possibilidade de substituição das seguintes marcas de pontuação por ponto-final.

I - Dois-pontos na linha 05

II - Ponto-e-vírgula na linha 14

III - Segunda vírgula na linha 30

 

Desconsiderando questões de emprego de letra maiúscula, quais das substituições poderiam ser feitas sem acarretar erro de pontuação?

756285 Q400247
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O conhecimento e a determinação de propriedades de materiais betuminosos são importantes para o dimensionamento e a execução de obras rodoviárias em que são utilizados tais materiais. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes.

O recipiente utilizado para acomodar a amostra no ensaio de penetração independe das características do material a ser ensaiado.

756286 Q400246
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Denomina-se tratamento primário os procedimentos técnicos voltados à melhoria das condições de rolamento e aderência do tráfego nas estradas de terra. Basicamente, existem três tipos de tratamento primário: revestimento primário, agulhamento e mistura de areia e argila. Entende- se como agulhamento

756287 Q400245
Língua Portuguesa
Ano: 2009
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS)

Considerando o fragmento textual a seguir, assinale a alternativa em que o comentário sobre o emprego dos sinais de pontuação está incorreto: "Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-poderoso, porque Ele faz a ferida e Ele mesmo a ata; Ele fere, e as Suas mãos curam. [...] Na fome, te livrará da morte; na guerra, do poder da espada." (Jó 5: 17, 18, 20 – Bíblia Sagrada)

756288 Q400244
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O ensaio realizado por meio da extensão ou alongamento de pequenas amostras de cimento asfáltico de petróleo (CAP) define sua característica de

756289 Q400243
Língua Portuguesa
Ano: 2009
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS)

A pontuação está correta na alternativa:

756290 Q400242
Engenharia Civil
Ano: 2009
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A superfície acabada da sub-base ou base de solo-cimento deve ser imprimada. Contudo, a imprimação não deve ser aplicada em dias chuvosos, dias nebulosos prestes a chover e em dias com temperatura ambiente abaixo de