729411 Q67626
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue os itens de 142 a 147.

A ofensiva neoliberal trouxe ao Brasil, a partir do Plano Diretor da Reforma do Estado (PDRE), a estratégia de reestruturação do capital para saída da crise que teve início na década de 70 do século XX.

729412 Q67624
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue os itens a seguir.

A formulação e a implementação das políticas sociais, na idade do monopólio do capital, constitui uma rede sócio-ocupacional da qual emergem novas profissões, como por exemplo, a de assistente social.

729413 Q67485
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

É correto afirmar que a aplicação da assistência social como direito no Brasil

729414 Q67484
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

No contexto pós-constituinte de 1988, o Estado incorporou o conceito de participação da sociedade civil organizada como princípio operador de várias políticas sociais. Esse processo pode ser observado na incorporação dos conselhos nas diversas políticas sociais vigentes. Considerando a existência desses conselhos prevista em Lei, é correto afirmar que eles

729415 Q67473
Auditoria
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

São dimensões que devem ser abrangidas em um sistema de controles internos definidos pelo COSO, EXCETO a(o)

729416 Q67470
Auditoria
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Sobre as normas de auditoria utilizadas no âmbito do Poder Executivo Federal, previstas na IN SFC/MF nº 01/2001, analise as afirmativas a seguir.

I - São tipos de auditoria aplicáveis ao setor público: a direta, a indireta e a simplificada.

II - São formas de auditoria aplicáveis ao setor governamental: a contábil, a operacional e a especial.

III - As normas relativas à opinião do auditor estabelecem, como tipos de parecer, o regular, regular com ressalva e o irregular.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

729417 Q67469
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

Durante o período autocrático-burguês, a modernização da máquina estatal na saúde, fez aumentar seu poder regulatório sobre a sociedade, além de alijar os trabalhadores do jogo político. Esse objetivo foi alcançado por meio da criação da seguinte instituição:

729418 Q67468
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza

729419 Q67466
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Considere as afirmativas sobre o sistema de proteção social brasileiro.

I - O sistema de proteção social brasileiro, até o final da década de 80, combinou um modelo de seguro social na área providenciária, incluindo a atenção à saúde, com um modelo assistencial para a população sem vínculos trabalhistas formais.

II - Entre as décadas de 1930 e 1940, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) em substituição às Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs).

III - Entre 1900 e 1920, a assistência social configurou-se como uma política pública no sistema brasileiro de proteção social.

IV - O modelo de seguro social estabelece uma relação de direito contratual, na qual os...

729420 Q67463
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Bronzo (2007), no artigo Vulnerabilidade, empoderamento e metodologias centradas na família: conexões e uma experiência para reflexão, discute a dimensão relacional e o papel dos agentes públicos como catalisadores da mudança dos usuários das políticas públicas. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As relações que se estabelecem entre os setores pobres e os técnicos e profissionais do setor público frequentemente favorecem a dependência e/ou a estigmatização, com reforço a atitudes de passividade, resignação, baixa autoestima e dependência dos usuários das políticas públicas.

( ) A construção de relações de confiança entre técnicos do setor público e usuários c...