363161 Q702825
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

O vocábulo “Como” (l.9) introduz no segundo período uma ideia de comparação.
363162 Q702821
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
363163 Q702820
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Considerando os usos do conector "e" numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1.

Coluna 1

O "e" pode ligar orações:

1. que representam situações coexistentes.

2. que expressam situações cronologicamente sequenciadas.

3. que expressam relação de contraste.

4. em que a segunda exprime um efeito decorrente de um aconselhamento dado na primeira.

Coluna 2 Frases

( ) Era madrugada e os guardas noturnos faziam a ronda.

( ) Estude bastante e você será bem-sucedido na prova.

( ) A natureza precisou de milhões de anos para formar esta caverna e o senhor pretende destruí-la em poucos instantes.

( )...

363164 Q702806
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Sem prejuízo para o sentido estabelecido no segmento e a correção gramatical, o elemento sublinhado em ... contudo, não pensam que o conhecimento até da mais horrível realidade é belo... (último parágrafo) pode ser substituído por
363165 Q702804
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão:
363166 Q702803
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
No trecho “Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista:”, a preposição em destaque ocorre em função de uma exigência de regência. Dentre as frases abaixo, assinale aquela em se verifica um ERRO no emprego do termo regido em destaque.
363167 Q702802
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais

Considere o texto abaixo:

O termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo ao sentido, por

363168 Q702797
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix


Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os seguintes itens.

Na estrutura sintática “A ampliação da acessibilidade e qualidade da rede de serviços de atenção básica à saúde nos últimos anos” (linhas 20 e 21), a conjunção aditiva “e” liga, por coordenação, os dois núcleos do sujeito da primeira oração do período.
363169 Q702796
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR)

Pesquisadores das universidades da Califórnia e do Texas, ambas nos Estados Unidos, descobriram que os smartphones podem diminuir a capacidade cerebral das pessoas — mesmo quando não são usados. O estudo, publicado no periódico Journal of the Association for Consumer Research, foi feito com mais de 500 jovens, e seus resultados mostram que aqueles que estavam mais próximos de seus aparelhos telefônicos, mesmo que desligados, estavam mais atentos aos dispositivos e preocupados com isso. Os voluntários da pesquisa alegaram se sentirem distraídos pelos celulares, mesmo quando não estavam com eles. “Temos recursos limitados de atenção e utilizamos alguns deles para apontar o resto na direção certa”, conta Adrian Ward, um dos autores da pesquisa, ao The Atlantic

...

363170 Q702795
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Assinale a alternativa em que a palavra “que” foi usada como conjunção: