10231 Q1124540
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2025
Banca: Rede Sarah
Menina de sete anos com diagnóstico de mielomeningocele ao nascimento, com controle motor normal. Ela apresenta, no momento, episódios frequentes de urgência e incontinência urinária diurna e noturna, sinais de hipersensibilidade na região abdominal e diminuição da sensibilidade na parte inferior das pernas.
Assinale a opção que apresenta a consideração diagnóstica e o manejo mais apropriado a ser realizado no caso.
10232 Q1124539
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2025
Banca: Rede Sarah
Você atende, na emergência, um menino de 10 anos com quadro de dor testicular e aumento de volume no escroto há cerca de uma semana. No exame físico, nota-se uma massa palpável discretamente dolorosa, firme e não aderida à pele. A ultrassonografia escrotal confirma a presença de uma massa testicular hipoecóica, e os testes laboratoriais mostram níveis elevados de alfa-fetoproteína (AFP).
Assinale a afirmativa correta acerca da abordagem diagnóstica e o manejo mais apropriados para esse paciente.
10233 Q1124538
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2025
Banca: Rede Sarah
Menina de 4 anos é trazida ao pediatra com queixas de dores ósseas, febre baixa, emagrecimento e erupções cutâneas verrucosas que ulceram surgidas há cerca de duas semanas. Ao exame físico, as referidas lesões são notadas na área da cabeça e do couro cabeludo, além de sensibilidade à palpação sobre os ossos longos. O hemograma traz uma anemia leve e a radiografia revela lesões líticas nos ossos. Você suspeita de histiocitose.
Acerca da consideração diagnóstica mais provável e do correspondente ao manejo inicial, assinale a afirmativa correta.
10234 Q1124537
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2025
Banca: Rede Sarah
Você atende, no consultório, uma recém-nascida de 14 dias nascida de parto a termo de mãe portadora de hipotireoidismo com baixa adesão ao tratamento. Ao exame, nota-se a bebê sonolenta, com dificuldade de ser despertada para mamar, hipotônica, com macroglossia, pele xerodérmica, ictérica e com percentil cefálico no percentil 90.
A consideração diagnóstica mais adequada e a conduta inicial mais apropriada para essa paciente são: 
10235 Q1124536
Filosofia O Sujeito Moderno Pensamento pós-moderno
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
As tecnologias digitais e a inteligência artificial têm transformado a concepção contemporânea de ser humano, desafiando noções tradicionais de autonomia, identidade e existência. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.
10236 Q1124535
Filosofia Conceitos Filosóficos A Razão e seus Sentidos
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Na filosofia moral de Immanuel Kant, os imperativos são comandos da razão que orientam as ações humanas. O autor distingue dois tipos principais:
• Imperativo hipotético: ordena ações condicionadas a objetivos desejados.
• Imperativo categórico: ordena ações incondicionais, universalizáveis e moralmente obrigatórias, independentemente de interesses individuais.

Com base nessas definições, assinale a alternativa correta.
10237 Q1124534
Filosofia A Política Os Contratualistas (Hobbes, Locke e Rousseau) Conceitos Filosóficos
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Considerando algumas ideias fundamentais de diferentes escolas filosóficas e seus representantes históricos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada pensador ou tradição filosófica à sua descrição.

Coluna 1
1. George Berkeley. 2. René Descartes. 3. John Locke. 4. Marco Aurélio. 5. Tomás de Aquino.
Coluna 2
( ) A tentativa de integrar a fé cristã com os princípios da lógica aristotélica, demonstrando certas verdades divinas pela razão.
( ) Um método para atingir o conhecimento baseado na razão, utilizando a dúvida como ponto de partida para estabelecer verdades fundamentais.
( ) A defesa de que todo conhecimento provém da experiência sensorial, sendo a mente uma “tábula rasa” ao nascer.
( ) Uma...
10238 Q1124533
Filosofia O que é a Filosofia O Fazer Filosófico
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Considere o seguinte caso: João olha para um relógio na parede que marca exatamente meio-dia. Ele acredita que é meio-dia com base nisso. No entanto, o relógio está parado, e a coincidência entre o horário mostrado e o horário correto compromete a justificativa. Sobre esse caso e o conceito de conhecimento como crença verdadeira justificada, analise as assertivas a seguir:

I. O caso apresentado mostra uma crença verdadeira e justificada que não pode ser considerada conhecimento, pois depende de uma circunstância aleatória que compromete a justificativa.

II. A definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada é insuficiente para lidar com casos em que a justificativa é comprometida por coincidências.

III. Para que uma ...
10239 Q1124532
Filosofia A Política Conceitos Filosóficos Ética e Liberdade
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Na Filosofia Política, o conceito de liberdade é amplamente debatido e pode ser entendido de diferentes formas. Para esta questão, utilizaremos as definições de liberdade negativa, liberdade positiva e o princípio do dano, conforme descritos abaixo:

•Liberdade negativa: refere-se à ausência de interferências externas no exercício da vontade e ações individuais, desde que tais ações não prejudiquem outras pessoas.

•Liberdade positiva: relaciona-se à capacidade de autogoverno e à realização de propósitos racionais, considerando a presença de condições que possibilitem a autonomia plena.

•Princípio do dano: a liberdade individual pode ser legitimamente limitada apenas quando as ações de alguém causam danos concretos e verificáveis a outras ...
10240 Q1124531
Filosofia A Política
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Analise os textos abaixo, inspirados nas concepções sobre direitos humanos de três pensadores:


Texto I:

“Os direitos humanos só têm força quando garantidos por uma comunidade política. A experiência dos apátridas demonstra que, sem pertencimento a um Estado, esses direitos tornam-se abstrações frágeis, embora continuem sendo válidos para todas as pessoas como ideais universais” (Arendt, 1998).


Texto II:

“Os direitos humanos devem ser vistos como condições reais que garantem às pessoas a capacidade de viverem vidas dignas, como acesso à educação, saúde e oportunidades econômicas. E...