Leia o texto a seguir.
Falar da contribuição das raças humanas para a civilização mundial poderia assumir um aspecto surpreendente numa coleção de brochuras destinadas a lutar contra o preconceito racista. Resultaria num esforço vão ter consagrado tanto talento e tantos esforços para demonstrar que nada, no estado atual da ciência, permite afirmar a superioridade ou a inferioridade intelectual de uma raça em relação a outra […]. (Claude Lévi-Strauss. Raça e História. 3a Edição. Lisboa, Editorial Presença,1980. Adaptado)
O que determina a diferença cultural entre os povos?
O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.

Sobre a formação da identidade social dos indivíduos, é correto afirmar que é formada
Analise a tabela a seguir.

A desigualdade de gênero relaciona-se com a estratificação social
Leia o texto a seguir.
A televisão se tornou ubíqua e está tão arraigada na rotina da vida cotidiana que a maioria das pessoas simplesmente a considera uma parte integral da vida social. Assistimos TV, falamos sobre programas com amigos e familiares, e organizamos nosso tempo de lazer em torno do horário da televisão. A ‘caixa no canto’ fica ligada enquanto estamos fazendo outras coisas e parece proporcionar um pano de fundo essencial para a vida que transcorre.
(Anthony Giddens. Sociologia. 6a Ed. Porto Alegre: Penso, 2012) * Ubíqua – que está ou existe ao mesmo tempo em toda parte; onipresente
Qual o papel da mídia na sociedade contemporânea?
Entre meados dos anos 80 até o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Estado toma nova forma, qual seja, neoliberal. Analise as afirmativas abaixo e assinale a ÚNICA que NÃO se refere às características do Estado neoliberal:
A noção de “relativismo cultural” tornou-se central no desenvolvimento e revisão do conceito de cultura nas ciências sociais. Segundo esta noção, as diferentes sociedades deveriam ser entendidas a partir de suas próprias categorias e não através de leis universais de funcionamento das culturas humanas, aplicadas em uma escala evolutiva onde o fim seria sempre a sociedade do observador. O “etnocentrismo”, por outro lado, pode ser definido como: