Questões de Sociologia da FUNIVERSA

Com base nos fundamentos do estudo social na área judiciária, de acordo com Eunice Fávero, assinale a alternativa incorreta.
  • A. Todos e quaisquer fatos narrados pelos sujeitos entrevistados devem ser apresentados no relatório que irá compor os autos processuais.
  • B. O assistente social ao ser solicitado a realizar um estudo social terá autonomia para definir os instrumentos e técnicas a serem utilizados e o referencial teórico que fundamentará o procedimento.
  • C. Na construção do relatório social é importante dar visibilidade a realidade social que condicionou a história dos sujeitos, bem como ao fato que motivou a realização do estudo, entre outros aspectos.
  • D. O conteúdo apresentado em um relatório pode apresentar um maior ou menor nível de detalhamento, a depender da finalidade desse instrumento.
  • E. O parecer social é uma sucinta manifestação do assistente social, que aborda as expressões da questão social analisadas, apresenta a análise da situação e pode conter uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
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No texto X, a metáfora da “arena”, no espaço social e escolar vivido pelos estudantes, revela que

  • A.

    os processos de socialização na escola devem considerar a pluralidade cultural e o conflito, já que uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual desconhecem a realidade social.

  • B.

    os processos de socialização na escola devem considerar uma visão e uma prática que concebam o espaço escolar como homogêneo e consensual.

  • C.

    há processos de socialização harmônicos e convergentes entre os diferentes sujeitos.

  • D.

    a anomia social é fruto da ausência da autoridade docente, propiciando o conflito entre os discentes.

  • E.

    os conflitos criados pelo professor na instituição escolar resultam de posturas tradicionais pautadas no autoritarismo da nova escola.

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Com relação ao texto X, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A negociação da participação discente deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá essencialmente nesse espaço.

  • B. A negociação da participação discente não deve se ater à sala de aula, pois seu aprendizado se dá em diferentes espaços, até mesmo em outros espaços escolares e não escolares.
  • C.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os docentes não são bem remunerados.

  • D.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade caducou porque os discentes não são mais socializados.

  • E.

    A autoridade tradicional que o docente recebia da sociedade mantém-se intacta, o que lhe dá condições de impor, ao discente, a participação deste.

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Relacionando as ideias dos textos IX e X, é correto afirmar que

  • A.

    o plano de aula é apenas um instrumento formal do professor, pois já não atende mais aos desafios atuais da sociedade e da escola.

  • B.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, prescinde da disposição discente em participar da aula, bem como das mudanças na sociedade e na escola.

  • C.

    saber elaborar um plano de aula que atenda aos atuais desafios da aprendizagem dos estudantes requer conhecimento técnico do docente que prescinde das mudanças na sociedade e na escola.

  • D.

    o plano de aula é um instrumento didático que, se bem elaborado pelo docente, considera as características dos discentes e aspectos internos e externos à escola.

  • E.

    saber elaborar tecnicamente um plano de ensino, por si, propicia ao professor o sucesso na sala de aula, mesmo com as mudanças na sociedade e na escola.

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Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.

A partir da organização dos movimentos populares do século XX que impulsionaram a mudança dos marcos legislativos para garantir o direito à participação efetiva da comunidade nos espaços de decisão escolar, foram criados os conselhos escolares. Com relação aos conselhos escolares, julgue os itens a seguir.

I Têm como única função fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola.

II Têm como única função discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

III São constituídos por representantes de pais, estudantes e, opcionalmente, membros da comunidade local.

IV São constituídos por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas um item está certo.

  • C.

    Apenas dois itens estão certos.

  • D.

    Apenas três itens estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

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Para atingir o objetivo de que o estudante, ao final do ensino médio, tenha o domínio dos conhecimentos de sociologia necessários ao exercício da cidadania, o professor deverá organizar os conteúdos de suas aulas de forma que, segundo uma perspectiva atual e crítica dos processos de ensino e aprendizagem e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN),

  • A.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, sobretudo por meio da exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • B.

    haja principalmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia por meio de trabalhos em grupos e exposição oral centrada no professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

  • C.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, com distinção de papéis, em que o professor cria variados espaços e estratégias de ensino, considerando, em primeiro lugar, o aprendizado dos estudantes, que não se restringe ao conteúdo livresco. Para tanto, deverá criar processos motivacionais e fazer uso da autoridade docente.

  • D.

    toda aula seja um processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos compartilhados entre o professor e os estudantes, sem distinção de papéis, pois, se o professor sabe certo conteúdo e tem experiência, o estudante também sabe algum conteúdo e igualmente tem experiência; assim, ambos ensinam e aprendem igualmente, prescindindo de uma autoridade docente.

  • E.

    haja especialmente uma memorização dos conceitos e da história da sociologia, aplicando trabalhos em grupos e exposição oral predominante do estudante, sem intervenção do professor, pois, sem isso, o estudante não conhecerá o conteúdo e, consequentemente, não poderá exercitar a cidadania.

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Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

Com relação às informações do texto VII, é correto afirmar que,

  • A.

    na cultura brasileira, sendo o futebol uma paixão nacional, este esporte endossa a visão da elite de que tudo o que vem de fora é melhor, pois o futebol é de origem inglesa.

  • B.

    para Damatta, o futebol tende a alienar os brasileiros, da mesma forma que o gosto dos franceses pela literatura os aliena.

  • C.

    no Brasil, há uma relação entre o futebol e a mentalidade colonialista: o futebol ratifica essa mentalidade.

  • D.

    para o autor, tudo o que vem de fora não é assimilado adequadamente pela cultura brasileira, pois nós temos um problema de autoestima, de inferioridade.

  • E.

    embora haja uma fascinação pelo estrangeiro na cultura brasileira, o povo brasileiro também engloba essa fascinação e a assimila à brasileira, e o futebol é um exemplo cabal desse fato.

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Texto VII, para responder às questões 34 e 35.

A respeito da cultura e da identidade brasileiras, julgue os itens a seguir.

I O fato de o Brasil ter sido colonizado por Portugal deixou marcas profundas na mentalidade e na cultura nacionais, que inviabilizam uma assimilação das normas e valores das instituições sociais, em vista de uma excelência, como ocorre em países como a Inglaterra, os Estados Unidos e outros.

II O fato de o Brasil ter sido colonizado por Portugal não deixou marcas na mentalidade e na cultura nacionais.

III O autor questiona uma visão elitista e preconceituosa das elites, que inferioriza a cultura brasileira.

IV O futebol revelou os brasileiros fortes e excepcionais, elegantes e corajosos, virtuosos e campeões, porque veio de uma outra cultura diferente da brasileira, que é disciplinada e organizada.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0.

  • B.

    1.

  • C.

    2.

  • D.

    3.

  • E.

    4.

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Texto V, para responder às questões 30 e 31.

Texto VI, para responder às questões 30 e 31.

Considerando os textos V e VI, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O espaço público é recriado pelos motoristas de modo a endossar perspectivas igualitárias, já que todos podem realizar o que tiverem necessidade.

  • B.

    Como hoje o telefone celular já se popularizou, o problema apresentado no final da entrevista de Damatta, com relação ao uso do telefone público, já foi dirimido.

  • C.

    Ver a imprudência e a violência como um sintoma e uma reação, para Damatta, significa criminalizar ou psicologizar o trânsito.

  • D.

    A igualdade no Brasil, segundo Damatta, é um traço formal, já que, na prática das relações sociais, faz-se uso de perspectivas aristocráticas e hierárquicas.

  • E.

    Do furar a fila a arrumar emprego para amigos e parentes, quando se comanda o serviço público, são exemplos de que há uma forte preocupação com o outro na cultura brasileira, o que favorece a aplicação da Lei, já que ela tem caráter universal, deve valer para todos.

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Texto V, para responder às questões 30 e 31.

Texto VI, para responder às questões 30 e 31.

Assinale a alternativa correta, com base nos textos V e VI.

  • A.

    O Estado é visto pelos motoristas como um atrapalhador do seu ir e vir e, quando Damatta propõe politizar a questão, ele deixa no ar a sugestão de que há, no povo brasileiro, um zelo pelo espaço público.

  • B.

    A frase “Foi sem querer, eu não vi você”, no texto V, revela um modo de internalização das leis que possui uma dimensão de respeito ao outro, independentemente da presença da autoridade.

  • C.

    O guarda de trânsito representa um braço do Estado que, ao aplicar a multa no infrator, colabora para uma obediência das regras do trânsito no espaço público.

  • D.

    A frase “O coronel quer falar com você no telefone”, no texto V, revela um modo de internalização das leis que traduz respeito à hierarquia, ainda que na ausência da autoridade superior; contribui, assim, tal fato para a obediência às regras do trânsito no espaço público.

  • E.

    Conforme Damatta, há no Brasil, geralmente, coerência entre a regra jurídica e as práticas da vida diária.

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