Em uma Organização Social Não Governamental que presta serviços a idosos, em regime/tipo de centro de convivência, o Assistente Social que ali trabalha não conta com uma sala para atendimento individual, fazendo-o na recepção ou na sala de administração, ao lado de outros profissionais. Além disso, os prontuários desses usuários podem ser acessados livremente por quaisquer funcionários da instituição. Frente à situação exposta e considerando a obrigação desse Assistente Social, deve-se
Considerando o redimensionamento da profissão no cerne das transformações societárias, julgue os itens subsecutivos.
A transferência das responsabilidades governamentais para organizações do terceiro setor representa tendência de deslocamento da satisfação de necessidades da esfera pública para a esfera privada, o que provoca mudanças nas demandas de atendimento do assistente social.
No que concerne a dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional, julgue os itens a seguir.
O processo de planejamento implica pensar antes de agir, analisar cada uma das possibilidades e suas respectivas vantagens e desvantagens, ou seja, visa traçar os possíveis caminhos em direção ao futuro, sem, contudo, predizê-lo.
No que concerne a dimensão investigativa, processos de planejamento e de intervenção profissional, julgue os itens a seguir.
São documentos resultantes da planificação o plano - documento que detalha a política, as diretrizes, metas e medidas instrumentais -, o programa - que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de um conjunto de ações - e o projeto - instrumental mais próximo da execução.
O processo de avaliação de política e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua força se encontra na capacidade de publicizar as informações. Nesta linha, suas principais características são:
I. forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto uma atividade sistemática, planejada e dirigida.
II. identifica, obtém e propicia informações válidas e confiáveis suficientes e relevantes para fundamentar um juízo sobre o mérito ou valor de um programa ou atividade específica.
III. serve de base para tomada de decisão racional sobre o desenvolvimento de programas ou ações.
Está correto o que consta em
O Planejamento pode ser tratado sob diferentes perspectivas e dimensões, assim compreendidas:
I. a perspectiva lógico-racional: refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.
II. a dimensão política: decorre do fato de ser um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder.
III. a perspectiva científica: aponta para a necessidade da neutralidade axiológica, desprovida de valores ético-políticos.
Está correto o que consta em
O assistente social, em sua atuação profissional, possui a competência de elaborar projetos sociais. Esses projetos, podem ser compreendidos pela
Na avaliação de programas sociais há especificidades que podem ser destacadas com relação
I. à metodologia: possibilita a avaliação do desempenho do programa, por meio da obtenção, combinação e comparação dos dados e metas.
II. à finalidade: que permite identificar a efetividade e eficácia dos programas.
III. ao papel: atua na verificação de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, além de aferir os méritos do programa durante sua elaboração.
Está correto o que se afirma em
Ao compor a equipe de trabalho no Ministério Público, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalização em uma instituição para idosos de longa permanência, de caráter não governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliação que tem por objetivo
Acerca dos aspectos conceituais e metodológicos da avaliação de planos, programas e projetos, julgue os seguintes itens.
A análise estratégica tem como objetivo responder questionamentos acerca da adequação do diagnóstico da situação-problema, das bases teóricas, da racionalidade técnica, dos dados empíricos e da dimensão proposta para o programa.