2391 Q1072331
Serviço Social Assistência Social no Serviço Social Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS – Lei 8.742 de 1993 e Lei nº 12.435 de 2011 Política Nacional de Assistência Social – PNAS + 1
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), em caso de morte do beneficiário, o que é feito em relação ao benefício?
2392 Q1072330
Serviço Social Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Trabalho e Serviço Social
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Ao abordar o Serviço Social na contemporaneidade e as novas exigências do mercado de trabalho, Marilda Iamamoto afirma que a consideração unilateral das imposições do mercado de trabalho conduz a uma mera adequação do trabalho profissional às exigências alheias e conduz o profissional a quê?
2393 Q1072329
Serviço Social Trabalho e Serviço Social Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
O tema da terceirização tem sido uma preocupação para os(as) Assistentes Sociais por causa dos seus efeitos sobre as condições de trabalho e seu impacto na vida do trabalhador e nas representações sindicais. A terceirização remete há alguns elementos que a constituem ou que são consequências dela, EXCETO:
2394 Q1072328
Serviço Social Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com Yolanda Guerra “As políticas sociais, além de sua dimensão econômico-política, constituem-se também num conjunto de procedimentos técnico-operativos, cuja componente instrumental põe a necessidade de profissionais que atuem em dois campos distintos”, quais são eles?
2395 Q1072327
Serviço Social Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Trabalho e Serviço Social
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Ao refletir sobre os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social, Marilda Iamamoto analisa um dilema entre o projeto profissional, que afirma sua condição de ser práticosocial, dotado de liberdade e teleologia e sua condição de trabalhador assalariado, cujas ações são submetidas ao poder dos empregadores e são socialmente forjados a subordinar-se. Isso impacta na autonomia do profissional, que é considerada pela autora como uma:
2396 Q1072326
Serviço Social Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
Os meios pelos quais o planejamento das políticas públicas se expressam podem ser analisados de acordo com o nível de agregação de decisões e detalhamento das operações de execução. Assinale a alternativa que apresenta esses meios em nível decrescente de detalhamento, ou seja, do maior nível de detalhamento para o menor.
2397 Q1072325
Serviço Social Serviço Social na Educação Educação e Serviço Social
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
A inserção de Assistentes Sociais na Política de Educação, ao longo das últimas duas décadas, responde sobretudo às requisições ___________ de ampliação das condições de __________________ da população nos diferentes níveis e modalidades de educação, a partir da mediação de programas governamentais instituídos mediante as pressões ______________ que atuam no âmbito da sociedade civil.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
2398 Q1072320
Serviço Social Políticas Sociais Políticas Sociais pós Constituição Federal de 1988 e no contexto neoliberal
Ano: 2022
Banca: IBFC
A Constituição Federal inaugurou em 1988 a Seguridade Social composta pelas políticas sociais de Saúde, Previdência e Assistência Social. No artigo 201 do texto Constitucional há indicações sobre a Previdência Social. Segundo tal artigo, analise as afirmativas abaixo:

I. A previdência social será organizada sob a forma do Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
II. A previdência social, mesmo sob o Regime Geral de Previdência Social, é vedada a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada
III. Dado o seu caráter previamente contributivo a Previdência Social não pode ofertar os benefícios como o salário-família e auxílioreclusão par...
2399 Q1072319
Serviço Social Código de Ética de 1993 - Lei de Regulamentação da Profissão – Lei nº 8.662 de 1993 Profissão do Assistente Social e o Código de Ética do Serviço Social Princípios Fundamentais, Sigilo Profissional, Direitos, Deveres, Vedações e Responsabilidades Gerais do Assistente Social
Ano: 2022
Banca: IBFC
O Código Profissional de Ética do Assistente Social define uma série de aspectos éticos que envolvem a atuação do Assistente Social e dentre eles temos nos artigos 5º e 6º indicações sobre a relação com os usuários. Considerando esse documento, analise as afirmativas abaixo: 

I. É proibido ao Assistente Social esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação professional.
II. É Vedado ao Assistente Social exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
III. É proibido ao Assistente Social aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros
IV. É veda...
2400 Q1072318
Serviço Social Proteção Social à Criança, ao Adolescente e à Família Proteção Social ao Idoso
Ano: 2022
Banca: IBFC
A Lei de nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994 que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso está orientada por diretrizes conforme citado pelo artigo 4º, e, sobre essas diretrizes, analise as afirmativas abaixo.


I. Coordenar as ações relativas à política nacional do idoso.
II. Viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações.
III. Promover as articulações intraministeriais e interministeriais necessárias à implementação da política nacional do idoso.
IV. Descentralização político-administrativa.

Estão corretas as afirmativas: