381 Q68504
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A configuração dos espaços institucionais deveria privilegiar a interdisciplinaridade com suas diferentes áreas de conhecimento. Nessa linha, as diferentes formações profissionais podem encontrar pontos de convergência que potencializam suas ações e resultados. Essa afirmação ancora-se nos pressupostos de que

I. há uma intrínseca relação entre esse pressuposto interdisciplinar e a necessidade de não descartar a disciplinaridade que, por princípio, representa o aprofundamento de aspectos particulares e diferentes enfoques.

II. o especialista deve ser concebido sob a égide do contexto global da realidade humana e a segurança do profissional em sua formação específica o torna capaz de dialogar e integra-se com outras áreas.

...
382 Q68149
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta da década de 30, sendo fruto de vários setores da ...... fortemente respaldados pela ......, e tendo como referencial o Serviço Social ....... .

Preenchem corretamente as lacunas acima:

383 Q68148
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Em relação a origem do Serviço Social como profissão, é INCORRETO afirmar:

384 Q68146
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Assistente Social atua nos mais diversos espaços sócioocupacionais e trabalha com profissionais de várias outras áreas. Assim, na maioria das vezes, seu exercício profissional é realizado em equipes multiprofissionais. Nesse sentido, em relação à emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntos entre o Assistente Social e outros profissionais, considere:

I. A elaboração, emissão e/ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.

II. O assistente social deve incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar.

III. Na atuação em equipes multriprofissionais e interdisciplinares, o assistente social pode e deve ultrapassar a especificida...

385 Q68145
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No contexto profissional contemporâneo, novas demandas têm se apresentado ao Serviço Social e este tem procurado, respondê-las. Assim se dá com o trabalho profissional dos Assistentes Sociais no campo da assessoria/ consultoria, cuja temática apesar de emergente, requer uma reflexão mais aprofundada frente às suas implicações na realidade social. Nessa direção, considere:

I. Os Assistentes Sociais vêm sendo chamados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros.

II. É imprescindível que os Assistentes Sociais problematizem a natureza dessa assessoria, buscando entender as relações implícitas e explicitas entre a conjuntura, o contexto, os sujeitos socia...

386 Q68143
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A prática profissional cotidiana dos Assistentes Sociais, sob vínculo empregatício e assalariado, ocorre predominantemente no espaço das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido é importante analisar que se elas têm o monopólio do objeto e dos recursos institucionais, dando o significado objetivo do papel profissional e a expectativa que existe em relação a ele, por outro lado é

387 Q68141
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Serviço Social enquanto disciplina interventiva se depara com expressões vivas da questão social, sendo através da intervenção profissional na realidade, que o Assistente Social participa da construção e reconstrução da sociedade.

Nesse sentido, considere:

I. O Serviço Social no desenrolar de sua prática, pode atingir a centralidade do ser humano em sua totalidade.

II. A ação profissional coerente com o projeto ético-político da profissão remete a uma direção social que está de acordo com o projeto societário vigente.

III. Os Assistentes Sociais podem direcionar sua prática para fazer a resistência à lógica da mercadorização dos sujeitos.

Está correto o que ...

388 Q68140
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A intervenção profissional do Assistente Social se dá nas expressões da questão social e fundamentalmente, sobre o modo como elas são vivenciadas pelos usuários dos serviços. Vai depender ainda da perspectiva histórica, teórica-metodológica, técnica-operativa e ético-política assumida pelo profissional. Nesse contexto, o trabalho profissional do Assistente Social desenvolve-se por meio de uma dupla dimensão que se relaciona e se completa:

389 Q68138
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O Assistente Social, na qualidade de perito judicial ou assistente técnico, quando convocado a comparecer em audiência, por determinação ou solicitação de Juiz, Curador, Promotor de Justiça ou das partes, deve

390 Q68136
Serviço Social
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Na medida em que se expande a base crítica da categoria profissional, também se altera a prática exercida pela mesma, embora esse processo não seja linear e unânime para todos os Assistentes Sociais. Assim, conviviam e ainda convivem, a crítica e