291 Q600235
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca dos aspectos históricos e concepções das políticas sociais, julgue os itens de 1 a 15. No final do século XIX, o Estado capitalista passou a assumir e a realizar ações sociais de forma mais ampla, planejada, sistematizada e com caráter de obrigatoriedade.
292 Q600234
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos aos diferentes modelos de proteção social. No modelo assistencial, as ações de caráter emergencial estão dirigidas aos grupos de pobres mais vulneráveis, inspiram-se em uma perspectiva caritativa e reeducadora, estruturam-se de forma pulverizada e descontínua, gerando organizações e programas muitas vezes superpostos.
293 Q600233
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca do processo da reforma sanitária, julgue os itens subsequentes. O caráter político da reforma sanitária caracteriza-se pela natureza da transição democrática experimentada em cada contexto nacional, principalmente pelas transições pactuadas.
294 Q598586
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)
Nos anos de 1990, houve um crescimento da temática assessoria na área do serviço social. Esse fenômeno se vincula aos seguintes processos
295 Q67485
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

É correto afirmar que a aplicação da assistência social como direito no Brasil

296 Q67484
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

No contexto pós-constituinte de 1988, o Estado incorporou o conceito de participação da sociedade civil organizada como princípio operador de várias políticas sociais. Esse processo pode ser observado na incorporação dos conselhos nas diversas políticas sociais vigentes. Considerando a existência desses conselhos prevista em Lei, é correto afirmar que eles

297 Q67469
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

Durante o período autocrático-burguês, a modernização da máquina estatal na saúde, fez aumentar seu poder regulatório sobre a sociedade, além de alijar os trabalhadores do jogo político. Esse objetivo foi alcançado por meio da criação da seguinte instituição:

298 Q67468
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Autores como Marilda Iamamoto, Maria Carmelita Yazbek e Maria Ozanira Silva analisam que o processo de Reforma do Estado, iniciado na década de 90 com o avanço do projeto neoliberal, foi adverso para as políticas sociais, no sentido de que erodiu as bases dos sistemas de proteção social e redirecionou as intervenções do Estado em relação à questão social. Nesse contexto, algumas ações públicas de enfrentamento da pobreza

299 Q67466
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Considere as afirmativas sobre o sistema de proteção social brasileiro.

I - O sistema de proteção social brasileiro, até o final da década de 80, combinou um modelo de seguro social na área providenciária, incluindo a atenção à saúde, com um modelo assistencial para a população sem vínculos trabalhistas formais.

II - Entre as décadas de 1930 e 1940, foram criados os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) em substituição às Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs).

III - Entre 1900 e 1920, a assistência social configurou-se como uma política pública no sistema brasileiro de proteção social.

IV - O modelo de seguro social estabelece uma relação de direito contratual, na qual os...

300 Q67463
Serviço Social
Ano: 2010
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Bronzo (2007), no artigo Vulnerabilidade, empoderamento e metodologias centradas na família: conexões e uma experiência para reflexão, discute a dimensão relacional e o papel dos agentes públicos como catalisadores da mudança dos usuários das políticas públicas. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As relações que se estabelecem entre os setores pobres e os técnicos e profissionais do setor público frequentemente favorecem a dependência e/ou a estigmatização, com reforço a atitudes de passividade, resignação, baixa autoestima e dependência dos usuários das políticas públicas.

( ) A construção de relações de confiança entre técnicos do setor público e usuários c...