9751 Q601304
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

 Devem constituir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas:

I. Privadas; públicas e sociedade de economia mista.

II. Órgãos da administração direta e indireta; instituições beneficentes e associações recreativas.

III. Cooperativas e instituições que admitam trabalhadores como empregados.

A alternativa que indica as sentenças corretas é:

9752 Q601271
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Com uma média de 700 mil registros de acidentes de trabalho por ano, o Brasil ocupa atualmente o 4º lugar no mundo em ocorrência de acidentes de trabalho, atrás somente de China, Índia e Indonésia.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

9753 Q601270
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam seriamente feridos por causa de acidentes ou lesões ocasionadas durante suas atividades profissionais. Consequentemente, empresas são afetadas com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) constitui uma forte aliada na prevenção de acidentes de trabalho. Sobre a CIPA, analise as afirmativas a seguir.

I. Seu funcionamento é regido pela NR5, tendo como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível a atividade laboral dos indivíduos com a promoção da...

9754 Q601269
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

De modo geral, há três possíveis práticas que colaboram com a ocorrência de um acidente de trabalho: imperícia, negligência e imprudência. Relacione a coluna A práticas inadequadas, pela coluna B, suas respectivas características.

COLUNA A

I. Imperícia.

II. Negligência.

III. Imprudência.

COLUNA B

( ) O funcionário se arrisca, trabalhando com desrespeito que está previsto em lei e com descaso quanto às possíveis consequências de seu ato.

( ) O trabalhador realiza determinada função sem que esteja preparado tecnicamente para tal, sem que tenha expertise para aquele tipo de trabalho.

( ) Refere-se à falta de cuidado ou à displicência quando da realização de um trabalho ou uma função, isto é, ignora...

9755 Q601262
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Com referência à utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) para a proteção contra riscos biológicos, julgue os itens a seguir. A peça semifacial filtrante (PFF) é um EPI que cobre a boca e o nariz do usuário, proporciona uma vedação adequada sobre a sua face e possui filtro eficiente para a retenção de contaminantes presentes na atmosfera sob a forma de aerossóis.
9756 Q601225
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Conforme a NR 6, para fins de comercialização o Certificado de Aprovação (CA) concedido ao EPI terá validade em anos igual a:
9757 Q601224
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Conforme a NR 6, as luvas para proteção das mãos contra agentes abrasivos e escoriantes são EPI‟s para proteção:
9758 Q601223
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
São Equipamentos de Proteção Individual:
9759 Q601202
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada

Segurança e saúde no trabalho fazem parte atualmente dos assuntos mais discutidos no âmbito empresarial, governamental e na sociedade em geral. São vários os fatores que levam as organizações a considerarem as questões de segurança como estratégicas em seu negócio.

Em relação à segurança e saúde no trabalho, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Um programa de prevenção de acidentes deve estar sustentado em dois aspectos fundamentais: o humano e o econômico.

( ) A elaboração de normas regulamentadoras e procedimentos que visam à proteção da integridade física e mental do trabalhador é um dos objetivos do empregador na prevenção da segurança e saúde no trabalho.

( ) Cabe ao empregador, a aquisição do tipo adequado de EPI (E...

9760 Q601176
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 0000
Banca: Banca não informada
Em relação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), marque a opção INCORRETA sobre o que cabe ao empregador.