Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam...

Todos os anos, milhões de trabalhadores morrem ou ficam seriamente feridos por causa de acidentes ou lesões ocasionadas durante suas atividades profissionais. Consequentemente, empresas são afetadas com inúmeras taxas de indenizações, tratamentos médicos ou simplesmente por afastamento desses funcionários prejudicados. A melhor forma de se evitar todo esse doloroso processo é investindo em segurança no trabalho.

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) constitui uma forte aliada na prevenção de acidentes de trabalho. Sobre a CIPA, analise as afirmativas a seguir.

I. Seu funcionamento é regido pela NR5, tendo como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível a atividade laboral dos indivíduos com a promoção da sua saúde e manutenção de sua vida.

II. São atribuições dos representantes da CIPA elaborar leis, normas e adotar providências necessárias para a instalação de mecanismos de segurança do trabalho.

III. Deve atuar como agente de fiscalização e como desenvolvedora de métodos para evitar os acidentes.

IV. Todos os membros da CIPA são indicados pelos próprios funcionários e o presidente, escolhido pelo representante legal da empresa.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II.
  • B. II – III – IV.
  • C. II – III.
  • D. I – III.
  • E. I – III – IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de oncologia, julgue os itens que se seguem. O fenótipo metastático provavelmente se limita a uma pequena percentagem de células tumorais que expressam receptores de citocinas, e a perda da função desses genes facilita as metástases.

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente assintomática, com 51 anos de idade, sedentária, hipertensa, diabética e dislipidêmica, vai ao ambulatório para consulta de rotina. Não apresenta diagnóstico de cardiopatia estrutural. Relata uso de atenolol 50 mg e glibenclamida 5 mg ao dia. O exame físico apresenta o seguinte resultado: IMC de 32 kg/m2, PA de 148 mmHg × 98 mmHg (média de três medidas), FC de 64 bpm e circunferência abdominal de 96 cm. Os exames de laboratório apresentam os seguintes resultados: triglicerídeos de 331 mg/dL, colesterol total de 270 mg/dL; HDL colesterol de 30 mg/dL, LDL colesterol de 185 mg/dL, glicemia de jejum de 140 mg/dL. Os resultados do eletrocardiograma e de demais exames laboratoriais de rotina foram normais.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.

O excesso de peso da paciente associado ao acúmulo de gordura na região abdominal está relacionado a maior risco de doença aterosclerótica.

Resolva a questão aqui ›