Questões sobre NR 17 - Ergonomia da PUC/PR

Sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, pode-se afirmar que:

  • A.

    A eliminação ou neutralização da insalubridade, tal como especificado na NR-15, deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância e com a implantação do programa nacional de uso de EPI.

  • B.

    Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, utilizado individualmente pelo trabalhador, destinado a proteger este dos riscos que ameaçam a sua segurança e a saúde no trabalho. Compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e aos trabalhadores usuários recomendar o EPI adequado ao exercício de determinada atividade.

  • C.

    A norma regulamentadora que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é a NR-17 – Ergonomia.

  • D.

    O enfermeiro do trabalho deve elaborar, implementar e avaliar o plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecida na NR-32.

  • E.

    Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de mil empregados deverão contratar um enfermeiro em tempo integral.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, pode-se afirmar que:

  • A.

    A norma regulamentadora que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é a NR–17, Ergonomia.

  • B.

    A eliminação ou neutralização da insalubridade, tal como especificado na NR–15, deverá ocorrer com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerâncias e com implantação do programa nacional de uso de EPI.

  • C.

    Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto, utilizado individualmente pelo trabalhador, destinado a proteger este de riscos que possam ameaçar a sua segurança e a saúde no trabalho. Compete à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e trabalhadores usuários recomendar o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.

  • D.

    O engenheiro do trabalho deve elaborar e implementar somente o plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas na NR–32.

  • E.

    Hospitais, ambulatórios, maternidades, casas de saúde e repouso, clínicas e estabelecimentos similares com mais de mil empregados deverão contratar um engenheiro de segurança do trabalho em tempo integral.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Para efeito da Norma Regulamentadora NR 17 (Ergonomia), com relação a levantamento, transporte e descarga individual de materiais, podemos dizer que:

I - Transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.

II - Trabalhador jovem designa todo trabalhador com idade inferior a 18 (dezoito) anos e maior de 16 (dezesseis) anos.

III - Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.

IV - Todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, não aquelas leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.

V - Quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso máximo destas cargas deverá ser igual àquele admitido para os homens, para não comprometer a sua saúde ou a sua segurança.

  • A. As alternativas II e V estão INCORRETAS.
  • B. Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • C. Somente a alternativa II está INCORRETA.
  • D. Somente a alternativa I está correta.
  • E. Todas as alternativas estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: