O responsável pela segurança do trabalho de uma repartição da Companhia WZY, onde estão lotados 45 trabalhadores, constatou que os 4 espaços destinados aos vasos sanitários tinham área de 0,87 m2, que o banheiro dispunha de mictórios individuais tipo cuba em número de 2 e espaçados 0,65 m entre si, e lavatórios tipo calha dotado de 5 torneiras, com espaçamento entre elas de 0,65 m. A partir da análise dos resultados e tendo como referência a Norma regulamentadora 24 (Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho), o engenheiro deverá determinar que
331
Q96421
332
Q96419
Com relação à declaração prévia, considere:
I. Constitui, juntamente com a inspeção prévia, quando existir, elementos capazes de assegurar que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenças do trabalho. II. A empresa deverá encaminhar à Comissão Especial do Ministério do Trabalho o Memorial Descritivo de Obra como declaração prévia na inspeção por análise documental, quando a inspeção in loco não for possível de ser realizada. III. Faz parte da Declaração de Instalações a descrição completa das instalações e equipamentos, além da apresentação prévia ao órgão do Ministério do Trabalho, dos projetos de construção/reformas do referido local, além dos projetos de suas instalações. É correto o que consta em
333
Q96403
334
Q96401
Com relação aos diplomas legais sobre segurança e saúde no trabalho, é correto afirmar:
335
Q96398
A NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), em seu Anexo II (Treinamento), estabelece dois tipos de cursos que devem ser realizados para trabalho em eletricidade. Esses cursos são chamados de Curso Básico e Curso Complementar. As cargas horárias mínimas dos respectivos cursos,emhoras, são respectivamente:
336
Q96396
A Portaria Ministerial nº 3.214/1978, por meio da NR 15, estabelece que o exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o salário mínimo que pode ser de 10, 20 ou 40%. Nesse contexto, a relação entre o valor do adicional a ser pago e a atividade insalubre está correta na alternativa:
337
Q96394
338
Q96392
A NR 13 (Caldeiras e Vasos de Pressão) estabelece uma determinada classificação para os vasos de pressão, em função do tipo de fluido neles contido e o potencial de risco. Para fluídos combustíveis com temperatura inferior a 200 °C, a classificação a ser considerada é a:
339
Q96391
A NR 17 (Ergonomia) visa ao estabelecimento de parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Comrelação a essas orientações, é correto afirmar:
340
Q96389
Encontram-se na etapa de Planejamento do ciclo PDCAda norma OHSAS 18001 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), o(s) seguinte(s) requisito(s):