3371 Q884193
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Nos processos industriais existem vários tipos de substâncias consideradas cancerígenas que são dispersas no ar e devem ser evitadas.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os tipos de substâncias a seus respectivos produtos.


COLUNA I

1. Asbesto

2. Benzeno

3. Clorovinil

4. Hidrocarbonetos policíclicos

5. Composto de cromo


COLUNA II

...
3372 Q884192
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Com exceção do transporte em pequenas quantidades, são consideradas atividades perigosas nas operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e / ou a granel.


Devido à sua condição de periculosidade, o limite máximo permitido para transporte é de até

3373 Q884191
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

De acordo com Dul e Weerdmeester, no livro Ergonomia Prática, o conforto térmico depende do indivíduo, pois cada pessoa tem preferências climáticas próprias. Sempre que possível, o clima deve ser regulável para cada pessoa com ajuste de temperatura do ar ao esforço físico. Em um ambiente de trabalho, existem faixas de conforto para diversos tipos de atividade. As medidas de temperatura foram realizadas com umidade relativa entre 30 e 70%, velocidade do ar menor que 0,1 m/s e uso de roupas normais.

A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNAI, relacionando os tipos de trabalho à respectiva temperatura do ar (ºC).


COLUNA I

...
3374 Q884190
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

Analise a afirmativa a seguir.


A NR 37, que se refere à segurança e à saúde em plataformas de petróleo, determina que toda documentação deve permanecer arquivada na plataforma e à disposição da auditoria fiscal do trabalho, em meio físico ou eletrônico, por um período mínimo de __________ anos, salvo disposição em contrário mencionada nesta ou nas demais NRs.


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

3375 Q884189
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)
Referente aos riscos inerentes ao trabalho em altura,a análise de risco de acordo a NR35 deve considerar:
I. Condições meteorológicas adversas.
II. Risco específico em trabalhos simultâneos.
III. Local e horário em que os serviços serão executados.
IV. Isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho.
É(são) risco(s) que deve(m) ser considerado(s) nessa análise
3376 Q884188
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

A norma ABNT NBR nº 10.151, Avaliação do Ruído em Áreas Habitadas, fixa as condições exigíveis para avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, visando priorizar o conforto ambiental das pessoas, independentemente da existência de reclamações.

De acordo com essa Norma, e tendo como base a Tabela de Nível de Critério de Avaliação (NCA), qual o nível aceitável, em dB(A), para ambientes externos em área predominantemente industrial, no período diurno?

3377 Q884187
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)

No transporte de cargas, existem nove classes de produtos perigosos.


Ao transportar uma carga classificada como “6”, o motorista estará de posse de um material do tipo

3378 Q884186
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FURB
Conforme a Norma Regulamentadora NR11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais), o material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio a uma distância de pelo menos:
3379 Q884185
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FURB
A Norma Regulamentadora NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) estabelece os requisitos e condições mínimas, objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Essa Norma Regulamentadora não é aplicável a instalações elétricas alimentadas por extrabaixa tensão (EBT). Isso posto, segundo a NR10, extrabaixa tensão é:
3380 Q884184
Segurança e Saúde no Trabalho
Ano: 2020
Banca: FURB

A Norma Regulamentadora NR17 (Ergonomia) recomenda que determinados padrões de conforto ambiental sejam seguidos. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, o padrão de velocidade máxima do ar deve ser de: