121 Q675851
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Determinado laboratório de análises clínicas está sendo investigado por emitir laudos falsos de um exame constituído por 7 indicadores, correspondentes à concentração de 4 compostos na corrente sanguínea, obtidos da seguinte forma: uma medição da concentração de cada um dos compostos A, B, C e D, e 3 medições, por 3 diferentes técnicas, da concentração do composto E. Os laudos verdadeiros de 7 pacientes (chamados pacientes-fonte), com prenomes distintos, entre eles Amanda, Bárbara, Carlos e Daniel, eram usados para compor laudos falsos para os demais pacientes. Para dificultar a ação da autoridade policial, na montagem de um laudo falso, o laboratório tomava o cuidado de, no conjunto de 7 medições que constituíam cada laudo falsificado, usar apenas uma medição de cada pacien...

122 Q675819
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
O argumento apresentado no texto CB1A5BBB se tornaria válido do ponto de vista da lógica sentencial, se, além das premissas P1 e P2, a ele fosse acrescentada a proposição
123 Q675811
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Considere a afirmativa:

“Tereza comprou pão e leite”.

Se a afirmativa acima é falsa, conclui-se logicamente que Tereza:

124 Q675788
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Dolores é muito organizada e, para mostrar quanto tempo gasta com suas atividades diárias, construiu, utilizando um software, um gráfico de setores.

 A partir dos dados fornecidos pelo gráfico, assinale a alternativa que fornece corretamente o tempo gasto por Dolores estudando em casa para o concurso e a porcentagem do dia que ela utiliza para dormir, respectivamente.

125 Q675741
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Considere o trecho de mapa abaixo, onde as retas horizontais representam as avenidas A, B, C, D e E e as verticais representam as ruas de 1 a 7.

Um trajeto que serve a essa pessoa, dentre os abaixo, é aquele que pode ser descrito pela sequência de comandos

126 Q675719
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em pesquisa realizada com 300 pessoas infectadas pelo vírus da chikungunya numa pequena cidade do interior de Minas Gerais, no que diz respeito à ocorrência de três dos seus principais sintomas, os seguintes resultados foram apurados:

Com base nestes dados e sabendo-se que todos os entrevistados apresentaram pelo menos um desses sintomas, pode-se afirmar que o número total de pessoas que apresentaram somente dois sintomas foi:

127 Q675675
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A quantidade mínima de linhas necessárias na tabela-verdade para representar todas as combinações possíveis para os valores lógicos das proposições simples que compõem a proposição P do texto CB1A5AAA é igual a
128 Q675673
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

A operação lógica descrita pela tabela verdade da função Z, cujos operandos são p e q, é:

129 Q675671
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Na tabela verdade abaixo, R representa o valor lógico da operação P condicional Q (Se P, então Q), em que P e Q são proposições e V(verdade) e F(falso). Nessas condições, o resultado na coluna R deve ser, de cima para baixo, respectivamente:

130 Q675667
Raciocínio Lógico
Ano: 2017
Banca: Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)
Assinale a alternativa que apresenta uma tautologia.