
A fim de evitar uma variação muito brusca do pH nas vizinhanças do ponto de equivalência, deve-se tamponar a solução a ser titulada, obtendo-se, assim, um ponto final mais nítido do indicador.

A fim de evitar uma variação muito brusca do pH nas vizinhanças do ponto de equivalência, deve-se tamponar a solução a ser titulada, obtendo-se, assim, um ponto final mais nítido do indicador.

As características dessa análise permitem inferir que se trata de uma cromatografia gasosa.



Apesar de o cromatograma não exibir a grandeza correspondente ao eixo das ordenadas, é correto supor que essa grandeza seja a concentração molar.

Admitindo que o tempo de retenção do pesticida Aldrin seja de 34,00 min, que a largura de seu pico na linha de base seja de 0,27 min e que esse pico tenha um formato gaussiano, então o número de pratos teóricos dessa coluna cromatográfica para este soluto é inferior a 100.000.

Sabendo que o coeficiente de absortividade do pesticida DCPA é igual a 3,185 mm-1×ppm-1 e que o comprimento da célula de detecção é igual a 1 mm, então, se sua absorvância for igual a 0,483, sua concentração será superior a 120 ppb.



Considere que um químico tenha obtido, na determinação do pesticida Dieldrin, após 9 replicatas, uma média de 143 ppb e um desvio-padrão de 5 ppb. Sabendo que o valor do parâmetro t de Student para 8 graus de liberdade e 95% de confiança é 2,31, então o intervalo de confiança para a média dessa determinação, expressando-se o erro com 1 algarismo significativo, pode ser corretamente representado por 143 ± 4 ppb.
Julgue os itens seguintes acerca dos métodos instrumentais de análise.
Quando a substância a ser determinada (analito) não fluoresce, é impossível determiná-la utilizando espectroscopia de fluorescência.
Julgue os itens seguintes acerca dos métodos instrumentais de análise.
A espectroscopia de absorção atômica é um método bastante conveniente para a análise de metais em amostras de água.