O resultado do processo de amostragem em um corpo de água, em ambiente lótico, em sua vazão de referência, com significativo processo de eutrofização, apresentou as seguintes características:
O resultado do processo de amostragem em um corpo de água, em ambiente lótico, em sua vazão de referência, com significativo processo de eutrofização, apresentou as seguintes características:
Os coliformes termotolerantes são indicadores da condição da qualidade das águas. Acerca de coliformes termotolerantes, identifique as alternativas como verdadeiras (v) ou falsas (f).
Em 80% de um total de seis amostras coletadas com freqüência bimestral durante o período de um ano em um corpo de água com salinidade abaixo de 0,5 ‰, determinou-se a existência de 1.700 coliformes termotolerantes por 100 mililitros. Considerando as Resoluções do CONAMA 357 e 274, os dados acima permitem afirmar que essa água:
Correlacione as doenças transmitidas pela água indicadas na coluna da esquerda, com os respectivos microorganismos de veiculação, indicados na coluna da direita.
Considerando a Resolução do CONAMA no 357, sobre a classificação dos corpos de água, numere a coluna da direita de acordo com a unidade correspondente do parâmetro apresentado na coluna da esquerda.
Tendo como base a Resolução CONAMA no 357, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Sobre cianobactérias, assinale com a letra V se a afirmativa for verdadeira e com a letra F se for falsa.
A matriz de aspectos e impactos ambientais elaborada durante o processo de Auditoria de Certificação do Sistema de Gestão Ambiental permite relacionar as causas e os efeitos da contaminação sobre o meio ambiente. Utilizando o conjunto de dados fornecido, identifique e relacione os aspectos e os impactos ambientais, conforme o exemplo indicado na tabela.
DADOS: (1) Perda de local de nidificação; (2) Excesso de amônia na água; (3) Contaminação da água superficial; (4) Emissão de gases de combustão; (5) Descarga de efluentes; (6) Contaminação do solo; (7) Derrame de petróleo no mar; (8) Vazamento de tanque subterrâneo; (9) Eutrofização do meio; (10) Morte da ictiofauna; (11) Remoção de vegetação; (12) Poluição do ar.
Exemplo: (5) = Descarga de efluentes (aspe...
No referente a estrutura atômica e a ligações químicas da matéria, assinale a opção incorreta.
Texto para as questões 45 e 46
Uma das formas de se obter o gás hidrogênio é por meio da reação entre um metal e um ácido. A equação a seguir representa um exemplo de obtenção desse gás.
2 AL (s) + 6 HCL (aq) →2 ALCL3 (aq) + 3 H2 (g)
Considerando as informações do texto, assinale a opção correta.