2391 Q602249
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Sobre a coloração de GRAM, a sequência de fases correta para a técnica é:
2392 Q602248
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
O Elisa é uma técnica de Imunoensaio Enzimático (EIA) heterogêneo, muito utilizada para diagnóstico, principalmente por causa de seu baixo custo e por detectar quantidades extremamente pequenas de antígenos ou anticorpos. Esse exame se baseia na detecção de anticorpos ou de antígenos específicos, através da reação anticorpo-antígeno. São cromógenos utilizados para o teste Elisa, EXCETO:
2393 Q602247
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Para desenvolver um experimento é necessário, dentre outros cuidados, o conhecimento do material a ser utilizado. O equipamento de laboratório constitui-se de, basicamente, vidro, porcelana, polietileno e madeira. O emprego e o manuseio adequados são indispensáveis, não só para evitar acidentes, como também perdas ou danos ao instrumento. Com base nos instrumentos de laboratório, assinale a afirmativa INCORRETA.
2394 Q602246
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

O cálculo das quantidades das substâncias envolvidas numa reação química é chamado estequiometria. As bases para o estudo da estequiometria das reações químicas foram lançadas no século XVIII por cientistas que conseguiram expressar matematicamente as regularidades que ocorrem nas reações químicas por meio das leis das combinações químicas. Sobre os cálculos estequiométricos, analise as afirmativas a seguir.

I. Existem 1,75 x 1022 moléculas de glicose em 5,23 g de C6H12O6.

II. A combustão completa de 14,8 g de éter etílico (C4H10O) irá produzir gás carbônico e água. A massa de oxigênio consumida será 38,4 g.

III.Uma amostra contém 1,84 g de sódio, 1,24 g de fósforo e 2,24 g de oxigênio.

A fórmula mínima do composto é Na2P4O7. (Considere: C = 12, H = ...

2395 Q602245
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

O desenvolvimento de instrumentação e de procedimentos faz com que muitos acreditem que as técnicas científicas básicas e as aparelhagens simples são pouco importantes quando se deseja obter resultados exatos, reprodutíveis e confiáveis. Nunca é demais enfatizar como é importante ser capaz de manipular corretamente os equipamentos e de seguir as rotinas e procedimentos bem estabelecidos para que o trabalho seja bem feito. Sobre a aparelhagem de laboratório, analise afirmativas a seguir.

I. As estufas elétricas são usadas principalmente na secagem de precipitados e sólidos em temperaturas relativamente baixas.

II. Se o objeto colocado no prato da balança analítica e os pesos têm a mesma densidade, será introduzido erro na pesagem.

III. Os aquecedores de imersã...

2396 Q602244
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima para a indústria açucareira brasileira. É nesse aspecto da importância deste setor agroindustrial que se justifica a necessidade do conhecimento e disseminação das informações pertinentes aos processos de produção de um açúcar de qualidade. Paquete (2008) informa que de acordo com o tipo de refino recebido pelo açúcar, e do resultado das análises feitas das suas amostragens, o açúcar pode ser classificado de diferentes formas. Sobre a classificação dos açúcares, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O açúcar VHP (Very High Polarization) é o tipo mais exportado pelo Brasil. Mais claro que o demerara, apresenta cristais amarelados.

( ) Açúcar demerara ou bruto passa por um refinamento bruto e rece...

2397 Q602243
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Em laboratório, as soluções normalmente são preparadas dissolvendo-se uma massa determinada de soluto em uma certa quantidade de solvente. Ao se preparar uma solução aquosa, já são previamente conhecidas algumas características da solução, como, por exemplo, a massa do soluto e o volume final da solução. A massa de BaCl2, necessária para preparar 200 mL de solução de concentração 0,2 mol/L é igual a: (Considere: massas molares: Ba = 137 g/mol e Cl = 35,5 g/mol.)
2398 Q602242
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Para facilitar o estudo da Química, as substâncias são divididas em grupos, chamados funções químicas, que apresentam propriedades químicas semelhantes por possuírem semelhanças estruturais. Sobre as funções químicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O ácido carbônico, por ser um ácido instável, decompõe-se mais facilmente do que se ioniza, apresentando um pequeno grau de ionização.

( ) Óxidos anfóteros comportam-se como óxidos básicos na presença de um ácido e como óxidos ácidos na presença de uma base.

( ) Todos os sais de metais alcalinos, alcalinos terrosos e amônio são solúveis.

( ) Um dos indicadores mais usados em laboratório é a fenolftaleína e a cor que adquire em presença de uma base é incolor.

A sequ...

2399 Q602241
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

O laboratório pode ser um local seguro de trabalho, desde que se trabalhe com prudência a fim de evitar acidentes. As causas principais de acidentes em laboratório são: descuidos, falta de atenção no trabalho e ignorância de possíveis perigos. Os acidentes podem ser de pequenas ou grandes consequências e para serem evitados são necessárias precauções que devem ser tomadas no laboratório. Sobre a segurança em laboratório, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de substâncias criogênicas no laboratório é bastante perigoso.

II. Ácidos e bases devem sempre ser estocados separadamente uns dos outros.

III. O volume de líquidos inflamáveis acondicionados em recipientes de pequeno porte, em laboratórios, não deve exceder a 10 litros.

Está(ão) correta(s) ap...

2400 Q602240
Química
Ano: 2016
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)
Os micro-organismos são encontrados em praticamente todos os ambientes naturais como solo, ar, água, alimentos, esgoto, corpo humano, plantas e animais. Nestas condições eles se apresentam como populações mistas e, para que possamos estudá-los no laboratório, necessitamos separá-los em espécies individuais. Os materiais e equipamentos especiais no laboratório de microbiologia incluem materiais e equipamentos necessários não só ao cultivo dos micro-organismos, mas também aqueles essenciais aos processos de esterilização, transferência e preservação de micro-organismos. Com base nos materiais e equipamentos no laboratório de microbiologia, é INCORRETO afirmar que