Experimento [NH3] (mol L-1 ) [HNO3] (mol L-1 ) Velocidade da reação (mol L-1 s -1 ) 1 0,02 0,04 2.10-4 2 0,02 0,08 4.10-4 3 0,04 0,04 8.10-4
Baseado nos dados cinéticos, afirma-se:
I- A reação é de ordem 1 para o ácido nítrico. II- A reação é de ordem 2 para a amônia. III- A unidade da constante de velocidade é (mol L-1 ) s-1 .
É correto o que se afirma em:
I- Os valores de ka e pKa não podem ser utilizados de forma quantitativa, somente qualitativa. II- De maneira genérica, a constante de dissociação de um ácido em água pode ser escrita como Ka = ([A- ] [H3O+ ]) / ([HA] [H2O]). III- Quanto maior o valor de Ka, maior é a força do ácido.
É correto o que se afirma em:
3 Cuo(s) + 8 HNO3(aq) ? 3 Cu(NO3)2(aq) + 2 NO(g) + 4 H2O(l) (1) 2 NO(g) + O2(g) ? 2 NO2(g) (2) NO2(g) ? N2O4(g) (3)
Isso posto, considerando um sistema transparente e fechado, o produto NO2(g) apresenta coloração marrom. O produto N2O4(g) é um gás incolor e, quando o sistema é aquecido acima da temperatura ambiente, o sistema apresenta uma coloração marrom (forte). Em relação à equação três, referente à formação do N2O4(g), é correto afirmar que:
A respeito de um sistema adiabático, são dadas as seguintes sentenças:
I- A temperatura no interior do sistema adiabático é constante.
II- Em um processo de expansão adiabática, ocorre um aumento no volume e diminuição na pressão.
III- A energia interna, para um processo de compressão adiabática, é igual à soma das energias na forma de calor e do trabalho realizado sobre o sistema.
É correto o que se afirma em:
O diagrama do orbital molecular do óxido de nitrogênio é confeccionado na seguinte ordem de distribuição dos orbitais moleculares: (?1s, ?*1s, ?2s, ?*2s, ?2pz, ?2px, ?2py, ?*2px, ?*2py, ?*2pz
Com base no diagrama da molécula de óxido de nitrogênio, é correto afirmar que:
Considerando essa situação e o fato de que o experimento de titulação é uma das formas de se avaliar se uma solução apresenta propriedade tamponante, assinale a opção correta.

A Aspirina, como é conhecida o ácido acetilsalicílico (C9 H8 O4 ), é um fármaco que apresenta propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e analgésicas. Esse fármaco pode ser sintetizado pela reação entre o ácido salicílico (C7 H6 O3 ) e o anidrido acético (C4 H6 O3 ), catalisada por um ácido.
A equação a seguir representa o processo de síntese da aspirina.


As propriedades das substâncias aumentam sua magnitude de acordo com os tipos de interações entre moléculas predominantes.
Nesse sentido, é correto afirmar que as forças intermoleculares são fortes quando se têm menores