O processo de separação das frações do petróleo é denominado destilação fracionada e é executado com o auxílio de uma torre de fracionamento. O petróleo é aquecido próximo à base da coluna e seus componentes são separados de acordo com seus respectivos pontos de ebulição.

Em relação ao processo representado, é CORRETO afirmar:
Uma bombona contém 5 L de rejeito químico com uma concentração de 0,2 mol/L de NaOH. O técnico resolveu neutralizar a solução empregando ácido clorídrico (Hl), que estava disponível numa solução aquosa com 8 mol/L.
Qual o volume total de ácido empregado, em L?
Considere a figura abaixo.

A figura refere-se ao material de laboratório conhecido como
Uma solução líquida contém duas substâncias denominadas I e II. Um volume de 100 microlitros da solução foi colocado perto da borda inferior (na linha da amostragem) de uma placa de cromatografia de camada delgada, cuja fase estácionária tem caráter mais polar. A borda inferior da placa foi mergulhada em solvente de caráter menos polar, de forma que este, por capilaridade, percolasse a fase estacionária. Após 5 minutos, a linha de frente foi marcada 10,0 cm acima da linha de amostragem.
Sabendo-se que o fator de retenção (RF) da substância I foi de 0,9, que o da substância II foi de 0,6 e que os diâmetros das manchas foram de 0,2 cm, conclui-se que a