7781 Q138122
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Grande parte do controle sobre as operações dos sistemas do nosso corpo, pertencem ao sistema nervoso. Em relação a esse tema, analise as proposições e responda:

I. Ao redor da parte central do cérebro, localiza-se o sistema límbico, o qual desempenha importante papel nas emoções, especialmente naquelas relacionadas com a excitação sexual, a agressão e a dor.

II. O córtex cerebral é local da sensação consciente e do processamento de informações.

III. Localizado na parte frontal do cérebro, o cerebelo coordena os movimentos voluntários e o equilíbrio do ser humano.

A sequência correta é:

7782 Q138120
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Do ponto de vista neurológico, verifica-se que a leitura depende de circuitos cerebrais já preparados para a linguagem. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
7783 Q138119
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
A memória humana, sob alguns aspectos, é parecida com um sistema de processamento de informações de um computador. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos de memória, EXCETO:
7784 Q138117
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Em relação à esquizofrenia, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. A esquizofrenia é um distúrbio psicótico em que a pessoa perde o contato com a realidade, experimentando ideias bastante irracionais ou percepções distorcidas.

II. A pessoa com esquizofrenia pode efetuar atos sem sentido e compulsivos.

III. Durante episódios de maior intensidade, o esquizofrênico vive num mundo interior, particular.

A alternativa correta é:

7785 Q138116
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira, associando os sintomas psicopatológicos com suas características dominantes:

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

7786 Q138114
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Em relação aos fundamentos teóricos, as abordagens clínicas e as técnicas psicoterápicas, analise as proposições abaixo e responda:

I. Os terapeutas psicodinâmicos tentam compreender os sintomas atuais dos pacientes por meio da exploração das experiências da infância.

II. Um terapeuta centrado na pessoa focaliza as autopercepções conscientes dos clientes e se utiliza da estratégia não diretiva, durante o processo terapêutico.

III. Uma das técnicas da terapia centrada na pessoa é o relaxamento progressivo.

A sequência correta é:

7787 Q138112
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Todas as alternativas abaixo são relativas às características psicológicas da adolescência, EXCETO:
7788 Q138110
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Em relação ao desenvolvimento da criança, analise proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:

I. Os bebês nascem preferindo imagens e sons que facilitam a interação social.

II. De acordo com a perspectiva piagetiana a criança, durante o estágio operacional formal, desenvolve a capacidade mental de compreender as transformações matemáticas e a conservação.

III. Conforme o pensamento de Erick Erikson a segurança emocional da criança é diretamente proporcional à qualidade das relações de apegos estabelecidas com os adultos.

A alternativa correta é:

7789 Q138109
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio mental complexo, cuja característica mais marcante é a alternância de episódios de euforia com os de depressão. Todas as alternativas abaixo são relativas aos tipos do transtorno bipolar, EXCETO:
7790 Q138107
Psicologia
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Em relação ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, analise as proposições abaixo e responda:

I. No Transtorno Obsessivo Compulsivo compulsões ou obsessões estão presentes na maioria dos dias, por um período de pelo menos duas semanas.

II. A vivência das obsessões ou a realização dos atos compulsivos não são prazerosos, causando angústia e interferindo nas relações sociais do indivíduo.

III. O Transtorno Obsessivo Compulsivo é o resultante de outros transtornos mentais.

A sequência correta é: