O condicionamento operante visa criar no aluno hábitos desejados. Cita-se como exemplo o hábito de estudar. Neste condicionamento operante a resposta desejada se repete porque se aplica após sua ocorrência um:
Considerando a teoria do condicionamento operante aplicada à aprendizagem temos:
Para fixar determinada fórmula matemática o docente, usando dos princípios da teoria da gestalt aplicada à aprendizagem, apresenta exercícios do mesmo assunto com mudança apenas dos dados numéricos. O princípio do gestalt utilizado para fixar a formula é o princípio da:
Os alunos devem ser estimulados por seus docentes. Quando um docente desempenha suas atividades com seriedade, sendo inclusive exigente, pode ocorrer que um dos alunos reclame dessa postura e atribua ao docente um apelido e que o outro passe a ser dedicado nos seus estudos retribuindo a conduta do professor dizendo: Este é um professor modelo. Se de acordo com a teoria psicanalítica entendemos que os alunos utilizam–se de mecanismos de defesa temos respectivamente no primeiro e no segundo caso exemplos de:
Na sala de aula alunos e docente constituem um grupo social por serem "uma pluralidade de indivíduos em contato que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que tem algo significativamente importante em comum." Considerando os conceitos de desenvolvimento, de maturidade, as relações sociais devem ser estimuladas pelo docente de modo que as formas superiores do comportamento consciente sejam encontradas nessas relações. O enfoque interacionista do desenvolvimento humano é preconizado na teoria:
A doença mental pode ser considerada como uma desorganização da personalidade. As doenças mentais no campo da psicopatologia podem ser definidas a partir do grau de perturbação da personalidade. Um docente pode desenvolver sintomas caracterizados como distúrbios do comportamento em função do excesso de ocupações, necessidades de equacionar seu tempo disponível frente suas tarefas, etc. Se o seu conflito psíquico manifesta-se em sintomas corporais como úlcera, paralisia de um membro ou com crises de choro, teatralidade, há indícios de sintomas da:
Hereditariedade e Meio influem na formação da personalidade. Com relação a esses dois fatores podemos afirmar que:
Um dos objetivos da avaliação psicológica é aferir as características que compõem o perfil de personalidade dos trabalhadores, visando sua melhor satisfação no cargo. Para isso, usam-se diversos instrumentos. Entre esses instrumentos, destacase como o mais objetivo o(a)
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Winnicott, as psicoses acontecem devido a uma falha persistente na adaptação ambiental na fase de dependência absoluta do bebê.
Uma criança de seis anos de idade foi levada ao psicólogo pela mãe, após vários relatos vindos da escola sobre o seu comportamento de inibição, que a impede de se relacionar com outras crianças e provoca seu isolamento. Acerca da avaliação psicodiagnóstica nesse caso hipotético, julgue os itens subseqüentes.
Antes de receber a criança o psicólogo deve atender à mãe, buscando recolher informações sobre esta, sobre a criança e sobre suas relações na família, solicitando da mãe hipóteses que formule a respeito da inibição e do isolamento do filho.