1661 Q132693
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Helena é uma competente bioquímica e integra uma equipe de pesquisa de novos produtos em uma importante empresa do ramo farmacêutico, exercendo suas funções prioritariamente em um laboratório da empresa. Sempre que era convidada a expor os resultados de seu trabalho em público, Helena sentia-se muito insegura, suas mãos e sua voz ficavam trêmulas, a face ficava ruborizada e ela tinha distúrbios gastro-intestinais. Atualmente, Helena declina dos convites e outro membro da equipe se encarrega das apresentações. Trata-se aqui de quadro de:

1662 Q132692
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

O uso crônico e compulsivo da cocaína tem repercussões físicas e psíquicas no usuário. Entre os sintomas psíquicos decorrentes do uso crônico de cocaína, identifica-se a presença de:

1663 Q132690
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

Transtorno Dismórfico Corporal é uma preocupação excessiva e desproporcional com algum aspecto na aparência, responsável por sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento sócio-ocupacional do paciente. Alguns pacientes desenvolvem transtornos alimentares graves como decorrência da distorção em sua imagem corporal. Sobre esse quadro, é correto afirmar que:

1664 Q132688
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

A esquizofrenia é uma doença mental grave e muitas vezes incapacitante, que acomete preferencialmente adultos jovens, sem predileção por qualquer camada sócio-cultural e sem prevalência aparente entre homens e mulheres. Sobre esse transtorno mental, é correto afirmar que:

1665 Q132686
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

O psicodiagnóstico é um importante instrumento que auxilia o psicólogo a realizar uma avaliação psicológica mais precisa e eficaz. Com relação aos seus objetivos, é correto afirmar que:

1666 Q132684
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

A Psicoterapia Breve (PB) vem se desenvolvendo e sendo cada vez mais aplicada em diversos contextos. No que tange aos seus conceitos principais, é INCORRETO afirmar que:

1667 Q132683
Psicologia
Ano: 2007
Banca: Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

A entrevista clínica pode ser considerada um instrumento de avaliação e tratamento. Aquela que tem como objetivo principal auxiliar nos processos de mudança de comportamento, trabalhando a resolução da ambivalência, é a entrevista:

1668 Q132681
Psicologia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA
Na proposta do trabalho com "grupos", enquanto não se estabelece a interação não existe o grupo, mas somente uma "serialidade". Esta é uma concepção:
1669 Q132679
Psicologia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

Julgue os itens abaixo, referentes ao papel do psicólogo clínico quando realiza um atendimento à família pela abordagem sistêmica.

I O sistema familiar é constituído por um grupo de pessoas com características comuns, interações específicas e estratificações grupais.

II Os conflitos sociais presentes no ambiente reproduzem-se no contexto familiar.

III A identificação da rede social é necessária como instrumento para o tratamento e para a prevenção da saúde.

IV A família é atendida por uma equipe, geralmente formada por terapeuta, co-terapeuta e observadores.

V A intervenção no processo de comunicação é fundamental para a terapia familiar.

A quantidade de itens certos é igual a

1670 Q132678
Psicologia
Ano: 2007
Banca: NECONSULTORIA

A entrevista clínica:

( l ) é um processo que visa fazer recomendações, encaminhamentos ou propor algum tipo de intervenção em benefício das pessoas entrevistadas.

( ll ) é um conjunto de técnicas de investigação, sem tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos em uma relação profissional. Tem objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos.

( lll ) o objetivo é o diagnóstico, a avaliação é dinâmica, sendo realizada integrada com a história do paciente, ocasião em que se busca a relação entre a pessoa com seus problemas específicos atuais e as experiências de sua vida.

Dentre as afirmações acima, a alternativa, com todas as corretas, é: