84691 Q935024
Medicina Doenças Infecto-Parasitárias
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A faixa etária pediátrica é bastante acometida pelas infestações parasitárias, gerando enormes dificuldades para o pediatra pela dificuldade em confirmar o diagnóstico e pelo estigma social que algumas dessas doenças apresentam. A infestação causada pelo Sarcoptes scabiei, que é transmitida pelo contato direto e prolongado com pessoas infectadas, com pelo menos 10 minutos de contato próximo, ou, menos comumente, por fômites como roupas, é denominada:
84692 Q935023
Medicina Otorrinolaringologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Rinite é definida como a inflamação e/ou disfunção da mucosa de revestimento nasal e é caracterizada pela presença de sintomas nasais isolados ou associados. Sobre a rinite, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As rinites podem ser alérgicas quando são agudas, autolimitadas, causadas por vírus e, menos frequentemente, por bactérias, predominantes no início da vida.
(_) As rinites podem ser infecciosas quando induzidas por inalação de alérgeno em indivíduos sensibilizados.
(_) São sintomas da rinite: obstrução nasal, rinorreia anterior e posterior, espirros, prurido nasal e hiposmia. Esses sintomas, em geral, ocorrem durante dois ou mais dias consecutivos por mais de uma hora na maioria...
84693 Q935022
Medicina Médico da Família Saúde do Adolescente na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
As infecções sexualmente transmissíveis (IST) são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo as principais doenças infecciosas na população de adolescentes e jovens de 10 - 24 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Sobre as IST na infância e adolescência, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidos principalmente por contato sexual (vaginal, anal e/ou oral) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
(_) Algumas doenças, como gonorreia, sífilis e clamídia, se adquiridas após o período neonatal, são indicativas de contato sexual.
(_) A trans...
84694 Q935021
Medicina Oftalmologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
O processo inflamatório da conjuntiva, que, na maior parte das vezes, pode ter origem infecciosa, imunológica ou traumática, é chamado(a):
84695 Q935020
Medicina Ortopedia e Traumatologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A mortalidade após trauma apresenta um aspecto de divisão trimodal. Assim, qual alternativa abaixo contempla apenas mortes que poderiam ser evitadas dentro da "hora de ouro", da “golden hour”?
84696 Q935019
Medicina Envenenamentos e Acidentes Ortopedia e Traumatologia Traumas
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Atualmente, devido ao aumento do número de motociclistas nas ruas, passamos a nos deparar com um crescimento significativo de acidentes envolvendo-os. Assim, o número de lesões ureterais por trauma vem aumentando. Sobre o assunto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
As lesões ureterais são mais comuns em ____________, em que as lesões de uretra posterior estão associadas à ____________ e as lesões de uretra anterior à ____________.
84697 Q935018
Medicina Cirurgia Geral
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Considerando-se as hérnias da parede abdominal, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Nyhus Tipo I. (2) Nyhus Tipo II. (3) Nyhus Tipo III. (4) Nyhus Tipo IV.
(_) Hérnia com anel inguinal interno normal. (_) Hérnia com anel inguinal interno dilatado e parede posterior intacta. (_) Hérnia inguinal direta. (_) Hérnia recidivante.
84698 Q935017
Medicina Cirurgia Geral
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Os nervos mais atingidos durante o reparo de hérnia inguinal aberto são:
84699 Q935016
Medicina Gastroenterologia Cirurgia Geral
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Constitui indicação cirúrgica de colite ulcerativa, EXCETO:
84700 Q935015
Medicina Gastroenterologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Constituem causas mais comuns de hemorragia gastrointestinal alta não varicosa, EXCETO: