
Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A locução “tenha sido anunciada” (l.5) poderia ser substituída por foi anunciada sem prejuízo para a correção gramatical do período.

Considerando os sentidos e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A locução “tenha sido anunciada” (l.5) poderia ser substituída por foi anunciada sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Como o sujeito está no plural, estaria gramaticalmente correta a redação a serem os profetas em lugar de "a ser os profetas" (l.14).

Quanto aos apectos lingüísticos e aos sentidos do texto, julgue os itens seguintes.
Do ponto de vista da correção gramatical, a palavra "gerada" (L.3) poderia ser flexionada como gerado ou como geradas; mas, do ponto de vista da coerência textual, a flexão no feminino singular explicita que "seqüência" (L.2) é o substantivo qualificado por esses adjetivos.
Assinale a alternativa correta em relação à concordância:
Assinale a opção em que a reescrita do trecho "em cujos poros estão armazenados o petróleo e o gás" (l.2-3) preserva as relações semânticas e a correção gramatical do texto.
Das frases a seguir, retiradas de correspondências oficiais, só uma está corretamente pontuada. Qual?
Com referência ao emprego das formas de tratamento e às comunicações oficiais, julgue os itens subseqüentes.
Ao se escrever um requerimento ao ministro da Educação, solicitando esclarecimentos acerca das providências que já estão sendo tomadas para o PISA/2009, o tratamento a ser empregado com relação ao destinatário de tal expediente é Vossa Magnificência.

Com relação ao texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
O pronome "Elas" (l.5) refere-se ao antecedente
"As organizações do terceiro setor" (l.1) .
As questões de números 11 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.


Com isso, e com melhores resultados em educação e saúde, o IDS do Centro-Oeste ... (4o parágrafo)
O pronome grifado acima está empregado em substituição da expressão:
As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.



A substituição do segmento grifado pelo pronome correspondente está feita de modo INCORRETO em: