As epidemias podem ser consequência de exposição a agentes infecciosos, substâncias tóxicas ou à carência de determinado nutriente, podendo evoluir por períodos diversos. Assim sendo, as formas de apresentação de uma epidemia numa comunidade, apresentam diversas variáveis, tais como, EXCETO:
É notório para os arquivistas que um documento de arquivo só tem sentido se relacionado ao meio que o produziu. O conjunto desses documentos deve retratar as funções e a infraestrutura do órgão gerador. Assim, esse conjunto vai refletir, de forma natural, suas atividades-meio e fim. Esta é a base que preside a organização dos arquivos permanentes, ou seja, a teoria de
Considerando a legislação que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS, a representação dos usuários nos Conselhos de Saúde, em relação ao conjunto dos demais segmentos, deverá ser:
Uma terminologia muito utilizada em arquivologia está relacionada às propriedades físico-químicas dos suportes que permitem a conservação indefinida dos documentos, observadas as condições adequadas de acondicionamento, armazenamento e climatização. Qual é essa terminologia referente à conservação indefinida dos documentos?
A identificação de arquivos exige conhecimento e atenção por parte do arquivista, que precisa distinguir elementos vitais nos acervos para orientar a política arquivística em uma instituição. Nessa perspectiva, se um arquivista identifica uma formação artificial de documentos, acumulados com base em alguma característica comum, sem atentar para sua proveniência, ele terá certeza de que se trata de um (a)
Em um arquivo resolveu-se reorganizar os documentos, visando à sua modernização metodológica. Com isso, alguns documentos foram retirados de determinados fundos e incorporados a outros, fazendo desaparecer o princípio de proveniência. Esse procedimento é conhecido como
O Sistema Único de Saúde (SUS) é constituído de ações e serviços de saúde prestados por:
Todos os documentos de arquivo estão vinculados a um ciclo vital que compreende três idades. Na segunda idade, são mantidos os papéis que ultrapassaram seu prazo de validade jurídico-administrativo, e que ainda podem ser utilizados, mas apenas pelo seu
Na organização do SUS, a articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, algumas atividades, tais como, EXCETO:
O SUS é uma política pública constituída de um sólido sistema de saúde e que tem prioridades expressas, objetivos e metas pacturadas. O Pacto em Defesa do SUS tem como prioridade implementar um projeto permanente de mobilização social, com a finalidade de: