63571 Q956144
Raciocínio Lógico Análise Combinatória em Raciocínio Lógico
Ano: 2023
Banca: INQC

As 12 pessoas que trabalham em um determinado setor de uma empresa exercem apenas um dos cargos A, B ou C. A tabela a seguir mostra a quantidade de pessoas de cada cargo.


1.png (155×34)


Uma comissão será formada por 4 desses 12 funcionários, sendo que dois deles devem exercer o cargo A, um o cargo B e um o cargo C. O número máximo de comissões que podem ser formadas nessas condições é:

63572 Q956143
Raciocínio Lógico Raciocínio Matemático
Ano: 2023
Banca: INQC
Ao fazer a manutenção de 30 computadores, um técnico em informática verificou que 22 deles apresentavam defeito na placa de som e 7 na placa de vídeo e na placa de som. Se o número de computadores com defeito apenas na placa de vídeo era igual ao número de computadores sem nenhum tipo de defeito, a quantidade de computadores que não apresentava defeito na placa de vídeo correspondia a: 
63573 Q956142
Raciocínio Lógico Raciocínio Matemático
Ano: 2023
Banca: INQC
Para todo número real x, define-se (x) = 2x+1. Logo, o valor da expressão 2.(3) - 3.(2) é igual a: 
63574 Q956141
Raciocínio Lógico Equivalência Lógica e Negação de Proposições Equivalências - Proposições Logicamente Equivalentes
Ano: 2023
Banca: INQC
Valéria foi à academia e, chegando lá, ouviu de um funcionário o seguinte: “se você não se apressar, então não conseguirá usar a esteira”. A afirmação do funcionário é logicamente equivalente à seguinte proposição:
63575 Q956140
Serviço Social Trabalho e Serviço Social Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista
Ano: 2023
Banca: FUMARC
Sobre a classe-que-vive-do trabalho, é CORRETO afirmar:
63576 Q956139
Serviço Social Trabalho e Serviço Social Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista
Ano: 2023
Banca: FUMARC
Em seu livro Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho, Ricardo Antunes (1999) argumenta que a expansão do trabalho feminino tem sido verificada em diversos países. De acordo com o autor, a mão de obra feminina tem sido absorvida, em geral,
63577 Q956138
Serviço Social Trabalho e Serviço Social Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista
Ano: 2023
Banca: FUMARC
Dentre as diversas tendências que vêm caracterizando o mundo do trabalho está a do trabalho em domicílio. Sobre essa tendência, Ricardo Antunes (1999) argumenta que:

I – Ela é propiciada pela desconcentração do processo produtivo. II – Ela é propiciada pela expansão de pequenas e médias unidades produtivas. III – Ela vem apresentando aumento em várias partes do mundo.

Está CORRETO o que se afirmar em: 
63578 Q956137
Serviço Social Pesquisa em Serviço Social
Ano: 2023
Banca: FUMARC
Considerando as discussões feitas por Bendassolli e Gondim (2014) no texto Projeto de cientificidade das clínicas do trabalho e seus desafios no campo da psicologia organizacional e do trabalho, em relação ao processo indutivo, é CORRETO afirmar que é um processo lógico
63579 Q956136
Serviço Social Pesquisa em Serviço Social
Ano: 2023
Banca: FUMARC
Considerando os argumentos de Bendassolli e Soboll (2014) sobre o projeto de cientificidade das clínicas do trabalho, é INCORRETO afirmar:
63580 Q956135
Serviço Social Trabalho e Serviço Social: perfil, demanda, prática e competências profissionais Trabalho e Serviço Social Transformações Societárias, mundo do trabalho e Estado capitalista
Ano: 2023
Banca: FUMARC
No texto A ergonomia e o “paradigma da formação dos atores”: uma parceria formadora com os protagonistas do trabalho, Lacomblez et al. (2014) pontuam que o paradigma da formação dos atores na e pela análise do trabalho para e pela ação é um modelo de referência. Leia os argumentos a seguir sobre esse paradigma.

I. Esse paradigma engaja profissionais de formação e trabalhadores em uma análise crítica das condições de trabalho, de suas evoluções, do que elas pressupõem, determinam e exigem. II. Os protagonistas da intervenção se associam em uma análise na qual os saberes são convocados em uma relação hierarquizada com o intuito de se evitar o enriquecimento com o resultado da confrontação. III. O propósito desse paradigma é, também, definir as condições que permitem, por sua vez, ...