287471 Q826620
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Banca não informada
De acordo com Libâneo (2005), as teorias pedagógicas foram classificadas em liberais e progressistas. Pode-se afirmar que faz parte da teoria pedagógica progressista a pedagogia:
287472 Q826619
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

A partir da tirinha acima, julgue os itens subsequentes, considerando a intencionalidade da prática pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula.

O ensino da matemática no primeiro ciclo do ensino fundamental deverá ter como recurso a resolução de problemas.
287473 Q826618
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

A partir da tirinha acima, julgue os itens subsequentes, considerando a intencionalidade da prática pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula.

O ensino da linguagem deve propiciar à criança a compreensão de como a escrita representa graficamente a linguagem oral.
287474 Q826617
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. Vygotsky desenvolveu o conceito de zona do desenvolvimento proximal, que diz respeito ao desenvolvimento das capacidades individuais por meio da colaboração de indivíduos mais especializados.
287475 Q826616
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
Quanto aos estudos teóricos sobre as bases psicológicas da aprendizagem, julgue os seguintes itens. Os estudos de Piaget não consideraram a inteligência humana como representativa de um processo de adaptação biológica.
287476 Q826615
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir acerca das tendências pedagógicas.

Para as tendências progressistas, os processos de ensino‐aprendizagem devem considerar o contexto sócio‐histórico do estudante e a diversidade social.
287477 Q826600
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
No que se refere a currículo, aprendizagem organizacional e universidade corporativa, julgue os itens a seguir. Abordagem da aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem são termos sinônimos para designar as dimensões ou características da organização que realiza processo de aprendizagem com seus empregados.
287478 Q826587
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Segundo Dermeval Saviani, no século XX, as tendências do pensamento pedagógico brasileiro podem ser esquematicamente apreendidas em duas temporalidades: uma marcada pela aspiração da Pedagogia a um estatuto pedagógico, e uma segunda, marcada pela suspeição da ciência (a partir de 1980).

São características da segunda temporalidade:

I. Adoção da avaliação da aprendizagem por meio de provas nacionais.

II. O diálogo da Pedagogia com a Sociologia e a Economia da Educação.

III. Em lugar das metanarrativas entram em cena os jogos de linguagem.

IV. Emergência da Didática Psicológica.

V. Configuração de uma verdadeira Pedagogia da exclusão.

Está correto o que se afirma APENAS em

287479 Q826586
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Adolescentes, de modo geral, diferentemente de jovens e adultos, não são compreendidos como atores coletivos, pois não usufruem plenamente dos direitos políticos e se inserem na ordem social e no espaço público mais como atores por meio da participação cultural e, muitas vezes, sob o estatuto de estudantes, sobretudo em tempos de centralidade real e simbólica da Internet. Entretanto, os adolescentes não deixam de expressar em diferentes espaços preocupações sociais, econômicas e até mesmo políticas e familiares distintas e mais amplas, pois como “ponta de iceberg” eles evidenciam os dilemas centrais que atravessam a sociedade na contemporaneidade, inclusive em torno das questões e desafios que se deparam no território da escolarização básica e superior e em virtude das orientações das polí...
287480 Q826582
Pedagogia
Ano: 2018
Banca: Instituto Quadrix
A respeito da relação professor‐aluno, julgue os seguintes itens. Os vínculos afetivos estabelecidos entre professor e alunos relacionam‐se aos aspectos socioemocionais.