446931 Q604324
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com relação às contraindicações de substâncias destinadas ao controle da ansiedade na prática odontológica, julgue os itens a seguir.

I Os benzodiazepínicos não devem ser administrados em grávidas, pois esse fármaco ultrapassa a placenta e pode deprimir o sistema nervoso central do feto.

II O óxido nitroso não deve ser administrado em portadores de porfiria intermitente aguda, devido ao risco de aumento da síntese de porfiria.

III O hidrato de cloral não deve ser administrado em pacientes que possuam restrição à inalação de gases administrados.

IV Opioides não devem ser administrados em portadores de asma, devido ao potencial de liberação de histamina.

Estão certos apenas os itens

446932 Q604323
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Uma mulher de vinte e seis anos de idade foi submetida à cirurgia bucal. Inadvertidamente, não utilizou o medicamento prescrito pelo profissional no pós-cirúrgico, tendo optado por utilizar um analgésico que já tinha em casa. Após dois dias da intervenção, a paciente entrou em contato com o profissional, relatando que, embora não estivesse sentindo dor, havia percebido um sangramento constante na região onde havia sido feita a cirurgia.

Considerando os efeitos adversos provocados na paciente do caso clínico, assinale a opção que apresenta um medicamento contraindicado para o controle da dor no pós-operatório de cirurgia bucal.

446933 Q604320
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. A metodologia triangular no ensino de artes preconiza que o conhecimento do aluno seja construído a partir dos seguintes eixos: o fazer artístico, a contextualização histórica e a apreciação estética. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo do aluno, esse tripé contempla várias dimensões da integralidade do ser humano, por isso se aproxima da concepção de educação integral.
446934 Q604319
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Atividades esportivas, de lazer, culturais, artísticas, de educomunicação, de educação ambiental e de inclusão digital são consideradas extracurriculares.
446935 Q604318
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. Em uma perspectiva de educação integral, a elaboração do projeto político-pedagógico deve ser delegada a especialistas em educação, pois, devido a sua formação técnica, eles são mais bem capacitados para projetar uma escola de qualidade para a comunidade, que, afinal, constitui o legítimo usufrutuário do sucesso do processo educacional.
446936 Q604317
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. O ensino-aprendizagem em artes visuais constitui-se como um processo criativo em que o aluno contempla e ressignifica as diferentes manifestações artísticas para compreender a diversidade sociocultural, a cidadania e os direitos humanos.
446937 Q604316
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. A aprendizagem por meio de problemas rejeita a elaboração de relatórios e avaliações de aprendizagem.
446938 Q604315
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. O foco principal da metodologia da aprendizagem baseada em problemas é a aprendizagem individual, motivo por que os trabalhos em equipe são desprezados nas etapas de desenvolvimento dessa metodologia.
446939 Q604314
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. Essa metodologia pode ser desenvolvida por meio de casos hipotéticos, buscando-se solução de problemas a partir de diferentes correntes filosóficas.
446940 Q604313
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da utilização da metodologia da aprendizagem baseada em problemas no ensino de filosofia, julgue os próximos itens. A metodologia da aprendizagem baseada em problemas adota a prática da sala de aula invertida.