
Em relação ao emprego do termo "se" no texto II, assinale a opção que apresenta associação correta.

Em relação ao emprego do termo "se" no texto II, assinale a opção que apresenta associação correta.
Considerando as idéias e a estrutura do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na primeira linha do texto, estaria correta a colocação pronominal encontra-se, em vez de "se encontra".
Considerando o texto acima e o tema por ele tratado, julgue os itens que se seguem.
Está correta a seguinte reescritura do último período do texto: Substituiu-se o tino para os negócios, em larga escala, por máquinas velozes e precisas.
A respeito do texto acima e do quadro característico da civilização contemporânea, julgue os itens subseqüentes.
Nas linhas 13 e 14, pelos mecanismos de coesão textual, o pronome em "Pergunte-se" refere-se gramaticalmente a "professor" ou a "pai".
Como "com o seu dia-a-dia", linhas 43-44, e eles se esforçam dia a dia, as expressões destacadas estão corretamente empregadas em:

Julgue os itens subseqüentes, relativos às estruturas lingüísticas do texto acima e a conhecimentos extratextuais relacionados ao tema nele enfocado.
A preferência estilística pela primeira pessoa do plural em "continuamos" (l..8) e em "nosso" (l..9) justifica-se por tornar o texto mais interativo e incluir o leitor como participante das afirmações do texto.
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas e às informações do texto acima.
I No primeiro período do texto, o emprego reiterado da negativa nem constitui um recurso retórico que produz o efeito afirmativo.
II Em "o Direito mesmo, o legítimo," (L.2) o termo sublinhado exerce a função de aposto qualificativo do termo antecedente.
III A forma verbal "brotam" (L.3) tem como agente um pronome no plural que retoma as idéias: "sociedade justa" (L.1), "Justiça" (L.1) e "Direito" (L.2).
IV Embora o sentido se mantenha inalterado, ao se substituir, à linha 4, as aglutinações da preposição em com os artigos as ...
As questões de 41 a 50 referem-se ao texto Tudo Mudou:
Na oração "As confissões mais doidas, as saudades, os remorsos, os desgostos, os erros, as horas negras, e, muitas vezes, os crimes ?" (l. 35/36) encontra-se a figura de sintaxe:
Considere o seguinte comentário a respeito de Sílvio Romero e de sua obra capital, a História da Literatura Brasileira:





Há no texto momentos em que o padrão da linguagem assume traços claramente coloquiais. Esse fato está presente na seguinte frase: