54631 Q456749
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Julgue os itens a seguir, relativos ao texto acima.

O sinal indicativo de crase em “às pessoas” (l.4) não pode ser dispensado porque decorre de exigência do verbo ao qual se liga e do emprego do artigo antes de “pessoas”.

54632 Q456745
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

A alternativa em que o sinal indicativo da crase foi corretamente empregado está em:

54633 Q456741
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: CONESUL Fundação de Desenvolvimento

Complete as lacunas das frases com a, as, à, às.

1. ___ tarde foi bem aproveitada.

2. Ele foi trazido ___ força.

3. O novo funcionário pode prestar ___ informações necessárias.

4. Todos os candidatos estarão sujeitos ___ mesmas normas.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de preenchimento das lacunas, de cima para baixo.

54634 Q456739
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Empresa de Seleção Pública e Privada (ESPP)

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

I. Garanto ___ você que sei a resposta.

II. Iremos ___ pé.

54635 Q456719
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos aspectos estruturais e lingüísticos e dos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

O sinal indicativo de crase em 'retornar à minha cidade' (l.18-19) é facultativo e a sua omissão preservaria os sentidos do texto e a correção das estruturas lingüísticas.

54636 Q456683
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE)

Assinale a alternativa correta quanto ao sinal indicativo de crase.

54637 Q456671
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: FJG

Em: "deram início à construção...", o acento grave é empregado para indicar a crase da preposição a com a forma feminina do artigo definido. A crase é opcional em:

54638 Q456617
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com base na leitura do trecho da obra de memórias de Graciliano Ramos acerca do período de sua prisão, julgue os itens a seguir.

Nas linhas de 1 a 3, o uso do sinal indicativo de crase em "a justiça do capitão Lobo se assemelhava à de Benon Maia Gomes, à do bacharel José da Rocha" é obrigatório, pois o verbo "assemelhar" exige preposição e o artigo feminino a substitui a palavra "justiça" nas duas ocorrências.

54639 Q456558
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 8, a retirada do sinal indicativo da crase em "à reflexão" preservaria a correção gramatical e a coerência textual, apesar de alterar a relação semântica de "reflexão filosófica" com as demais ideias do texto.

54640 Q456525
Língua Portuguesa
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Com referência às idéias e às estruturas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Considerando o emprego do sinal indicativo de crase, seria correta a seguinte reescritura do terceiro período do texto: No Brasil, destacam-se valores relativos a nossa grande economia, à população talentosa e à grandes empreendedores.