Em qual alternativa a palavra “que” não é um pronome relativo, mas sim uma conjunção integrante que introduz uma oração subordinada objetiva direta?
Em qual alternativa a palavra “que” não é um pronome relativo, mas sim uma conjunção integrante que introduz uma oração subordinada objetiva direta?
Em qual das orações o termo destacado NÃO corresponde ao sujeito da oração?
São influências possíveis a partir de informações do quarto parágrafo do texto; EXCETO:
“Precisamos de mais campanhas de paz no trânsito e de respeito à vida”
A alternativa em que, diferentemente do exemplo acima, a crase foi usada INCORRETA é:
Uma possível conclusão que pode ser obtida a partir das comparações entre as cidades apresentada do terceiro parágrafo, è:
A alternativa que apresenta um adjetivo no grau superlativo é:
Assinale a alternativa em que a palavra “se” não funciona como referente textual de outro termo: 
Com base nas informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes.
Se, em determinado estado, houve aumento nas rebeliões e nos motins, então este estado enviou presos aos estabelecimentos federais.

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
Preservando-se a coerência e a correção gramatical do texto, seu primeiro período poderia ser assim reescrito: É raro, na história das ideias, que se encontre proposições de natureza geral que se mantenham firmes diante de exceções.

Com base no texto acima, julgue os seguintes itens.
A relação entre progresso civilizatório e felicidade está associada a um momento histórico específico, o Iluminismo, embora o texto indique que a relação entre esses elementos possa ser observada em outras épocas e movimentos históricos.