40641 Q615173
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Sobre os versos, assinale a alternativa correta.

40642 Q615172
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix


A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

Clarice Lispector é considerada uma autora da terceira geração modernista, que surge no contexto pós-ditadura do Estado Novo no Brasil.
40643 Q615171
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos

Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade d...

40644 Q615170
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos
Assinale a alternativa onde há apenas representantes do Romantismo Brasileiro.
40645 Q615169
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos
O Realismo, no Brasil, iniciou-se em 1881 com a obra:
40646 Q615168
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos
As obras “São Bernardo”, “Angústia” e “Vidas Secas” pertencem a:
40647 Q615167
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: MSConcursos

Leia os itens e, quanto aos autores - obras, assinale a alternativa correta.

I - Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)

II - A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo)

III - O Ateneu (Raul Pompeia)

IV - Broquéis (Cruz e Sousa)

V - Sagarana (João Cabral de Melo Neto)

40648 Q615156
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
O Brasil testemunhou, na década de 1930, uma explosão do romance e o regionalismo dominou a ficção da segunda geração modernista. Sobre isso, aponte a alternativa que está em desacordo com o projeto literário do romance de 1930 no Brasil.
40649 Q615155
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Instituto Nosso Rumo de Educação e Desenvolvimento Social (NOSSO RUMO)
Observando o vocabulário de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical das palavras destacadas no texto, respectivamente.
40650 Q615153
Língua Portuguesa
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

No que concerne aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os itens que se seguem.

Os vocábulos “africanos” (l.16) e “correr” (l.18), originalmente pertencentes à classe dos adjetivos e dos verbos, respectivamente, foram empregados como substantivos no texto.