Nos próximos dias estaremos enviando-lhe nosso catálogo e o senhor estará tomando conhecimento das nossas novas ofertas.
A frase acima apresenta um vício muito presente no discurso oral em nossos dias, representado
Nos próximos dias estaremos enviando-lhe nosso catálogo e o senhor estará tomando conhecimento das nossas novas ofertas.
A frase acima apresenta um vício muito presente no discurso oral em nossos dias, representado
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Passando para a voz passiva a frase ... Qualquer tentativa rigorosa de formar grupos homogêneos viciará as pretensões democráticas da discussão, obtém-se a forma verbal
As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
A forma verbal sublinhada em Os que apreciam a ação rápida impacientar-se-ão com a discussão está correta em:
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A correlação de tempos que, no 2o parágrafo do texto, se verifica entre as formas verbais parece, provoque, sejam mantém-se em:
I. Visamos à felicidade de todos.
II. Só fui capaz de conhecer-lhe agora.
III. Pagamos a dívida aos nossos vizinhos.

Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na linha 8, a forma verbal “foram” está no plural para concordar com “anseios”.
“A classificação de Vanuatu no topo do ranking dos países mais felizes se explica pelos critérios usados na pesquisa, que levam em conta apenas três fatores: expectativa de vida, bem-estar e extensão dos danos ambientais causados pelo homem em cada país.”
Substituindo as formas verbais destacadas pelas do futuro do pretérito do indicativo e do pretérito imperfeito do subjuntivo, respectivamente, obteríamos a seguinte reescrita do período:
Nos itens abaixo, foram transcritos do texto trechos com orações expressas na voz passiva e, ao lado, foi dada a forma correspondente na voz ativa. Em um dos itens, entretanto, ambas as orações estão expressas na voz passiva. Tal fato ocorre em:
Para o correto preenchimento das lacunas da frase “Aquelas que não ____ à altura da missão ____ excluídas na próxima eleição” (7º parágrafo), podem ser usados todos os pares de formas verbais abaixo, EXCETO o par:
A disposição em paralelo dos verbos bebeu, cantou, dançou