... ofereça ao presenteado algo de que ele goste... (L. 31-32) Assinale a alternativa em que a alteração do trecho anterior tenha se efetuado consoante a norma culta. Despreze possíveis alterações de sentido.
Mas, se ousar oferecer-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornase um simples cafajeste. (L. 14-15) Assinale a alternativa em que a alteração da estrutura anterior tenha sido feita em consonância com a norma culta.
Banca:
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Assinale a alternativa em que o trecho do primeiro parágrafo Embora a evolução das redes móveis tenha estado no foco atual das operadoras, o mundo fixo continuará tendo relevância para o futuro da internet... está corretamente reescrito, de acordo com norma culta da língua.
Banca:
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com base no texto, julgue os itens que se seguem.
Mantendo-se a correção gramatical e o nível de formalidade do texto, seu primeiro período poderia ser reescrito da seguinte maneira: No artigo 5.º tratando dos direitos e deveres dos indivíduos e da sociedade, a Constituição Federal instituiu o direito a proteção da propriedade intelectual.
Banca:
Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)
De acordo com o registro culto da língua, a concordância do verbo no fragmento “Os bondes, o ônibus, a cidade, tudo enguiçara.” está corretamente justificada em: